Jogos Olímpicos

Os resultados dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos

Carolyn Kaster

Confira aqui os resultados dos atletas portugueses em prova esta terça-feira, em Tóquio.

O quarto dia de competição para a comitiva portuguesa nos Jogos Olímpicos arrancou com a prova de triatlo feminino. Melanie Santos terminou no 22.º lugar na estreia da triatleta em Olimpíadas.

Melanie Santos, de 26 anos, cumpriu os 1.500 metros a nadar, 40 quilómetros a pedalar e 20 a correr, na Odaiba Marine Park, a 06.30 minutos da vencedora, Flora Duffy, que venceu a prova em 01:55.36 horas e conquistou o primeiro título olímpico de Bermudas.

TIAGO PETINGA / LUSA

Yolanda Sequeira foi eliminada nos quartos de final da primeira prova olímpica de surf pela sul-africana Bianca Buitendag, na praia de Tsurigasaki, em Chiba.

A jovem algarvia, de 23 anos, terminou a competição no quinto lugar, ao conquistar 5,46 pontos (3,93 e 1,53), no primeiro heat da eliminatória, que foram insuficientes para bater Buitendag, que contabilizou 9,5 (6 e 3,5).

Yolanda Sequeria assegurou assim mais um diploma olímpico para Portugal, ao terminar a prova entre as oito primeiras classificadas.

A portuguesa Yolanda Sequeira na primeira ronda do surf olímpico de Tóquio2020, na praia de Tsurigasaki, em Chiba, a cerca de 100 quilómetros de Tóquio, Japão

A portuguesa Yolanda Sequeira na primeira ronda do surf olímpico de Tóquio2020, na praia de Tsurigasaki, em Chiba, a cerca de 100 quilómetros de Tóquio, Japão

JOSÉ COELHO

O judoca português Anri Egutidze foi eliminado na estreia em Jogos Olímpicos, ao perder nos 16 avos de final da categoria de -81 kg com o austríaco Shamil Borchashvili.

Egutidze, medalha de bronze nos Mundiais disputados em junho, perdeu no golden score - prolongamento após os quatro minutos iniciais de combate -, com Borchashvili a pontuar com um waza-ari.

Anri Egutidze e Shamil Borchashvili

Anri Egutidze e Shamil Borchashvili

JACK GUEZ

A portuguesa Fu Yu foi eliminada na terceira ronda do torneio feminino de singulares de ténis de mesa, ao perder com a japonesa Mima Ito por 4-1.

O ténis de mesa feminino luso fica, assim, sem representantes, depois de Shao Jieni ter caído na segunda ronda.

TIAGO PETINGA

Do lado masculino, Marcos Freitas também terminou hoje a participação no torneio de singulares de ténis de mesa, depois de ter perdido frente ao líder do ranking mundial, o chinês Fan Zhendong (4-1).

No Ginásio Metropolitano de Tóquio, Marcos Freitas, 24.º do mundo, cedeu pelos parciais de 6-11, 6-11, 2-11, 11-4 e 3-11, em 38 minutos.

Marcos Freitas

Marcos Freitas

Petros Giannakouris

A velejadora portuguesa Carolina João subiu esta terça-feira dois lugares para a 34.ª posição da classe Laser Radial, com 137 pontos, após a realização da quinta e sexta regatas em Enoshima.

A velejadora amadorense, de 24 anos, começou com um 36.º lugar e na segunda regata do dia fez 13.º, o melhor desempenho até agora, sendo que o anterior era o 28.ª.

Velejadora Carolina João

Velejadora Carolina João

OLIVIER HOSLET

A portuguesa Raquel Queirós foi 27.ª classificada na prova de ciclismo cross country olímpico, que consagrou um pódio inteiramente suíço, encimado por Jolanda Neff.

Na estreia em Jogos Olímpicos, a portuguesa, de 21 anos, acabou a prova a 12 minutos da vencedora, que concluiu o exercício, em Izu, em 1:15.46 horas.

 Raquel Queirós

Raquel Queirós

Matthew Childs

Os portugueses Jorge Lima e José Costa acabaram a primeira regata de vela 49er em 11.º lugar, com as outras duas regatas previstas para o dia a serem adiadas.

Num dia marcado pela influência do tufão Nepartak, a partida foi adiada em uma hora, mas acabou por acontecer, com o início da competição em 49er a ser dominada pelos irlandeses Robert Dickson e Sean Waddilove.

Os lusos conseguiram o 11.º melhor registo, entre 19 duplas em prova, e viram as outras duas regatas planeadas serem adiadas, para já sem nova hora ou data.

As regatas quatro e cinco estão marcadas para Sagami na quarta-feira.

Jorge Lima e José Costa

Jorge Lima e José Costa

OLIVIER HOSLET

Na natação fez-se história, com Ana Catarina Monteiro a tornar-se a primeira nadadora portuguesa a apurar-se para as meias-finais de uma prova olímpica de natação, nos 200 metros mariposa, após conseguir o 14.º melhor tempo da qualificação.

A portuguesa de 27 anos conseguiu um tempo de 2.11,45 na terceira série, em que ficou no quinto lugar, na estreia em Olimpíadas.

JOSÉ COELHO

Nos 800 metros livres masculinos, José Paulo Lopes foi o 23.º mais rápido da qualificação, falhando o acesso à final.

Lopes foi quarto da sua série, com um tempo de 7.56,15 minutos, a mais de três segundos do recorde nacional que o próprio estabeleceu nos Europeus de maio, em Budapeste, e ficou de fora dos oito melhores, bem longe do melhor registo, do ucraniano Mykhailo Romanchuk (7.41,28).

O luso tinha conseguido o 20.º melhor tempo, com recorde pessoal, nos 400 metros estilos, no sábado, no que foi a sua estreia em Jogos Olímpicos, com um tempo de 4.16,52 minutos que chegou para vencer a sua série, mas não para seguir em prova.

JOSÉ COELHO

A participação portuguesa de hoje em Tóquio fechou com a seleção portuguesa de ensino equestre, que terminou na oitava posição o Grand Prix Special.

Depois de se terem qualificado na sétima posição, os cavaleiros Maria Caetano, Rodrigo Torres e João Miguel Torrão conquistaram 6965,5 pontos e foram ultrapassados pela Espanha (7198,5), que os relegou para o oitavo posto, que confirmou o diploma para a equipa.

No Parque Equestre de Tóquio, a Alemanha conquistou a prova, com 8178 pontos, seguido dos Estados Unidos (7747), medalha de prata, enquanto a Brã-Bretanha (7723) ficou com o lugar mais baixo do pódio.

Alkis Konstantinidis

A SIC EM TÓQUIO

CONSULTE AQUI O MEDALHEIRO OLÍMPICO