Jogos Olímpicos

Tóquio 2020. Ouro e recorde mundial para Sydney McLaughlin nos 400 metros barreiras

Sydney McLaughlin, campeã olímpica de 400 metros de obstáculos

JEON HEON-KYUN

A norte-americana de 21 anos, correu para o ouro em 51,46 segundos.

A norte-americana Sydney McLaughlin sagrou-se hoje campeã olímpica dos 400 metros barreiras, nos Jogos Tóquio2020, numa prova em que melhorou o recorde mundial, que já lhe pertencia.

No estádio olímpico de Tóquio, McLaughlin, de 21 anos, correu para o ouro em 51,46 segundos, fazendo cair o anterior máximo mundial, de 51,90, que tinha estabelecido em junho.

A compatriota Dalilah Muhammad, que procurava revalidar o título conseguido nos Jogos Rio2016, conquistou a prata, correndo também abaixo do anterior recorde mundial (51,58 segundos).

A holandesa Femke Bol completou o pódio, conseguindo a medalha de bronze, com a marca de 52,03 segundos, novo recorde da Europa, melhorando a marca de 52,34 que pertencia à russa Yuliya Pechonkina há 19 anos.

"Sabia que a corrida seria rápida, como acontece sempre que estamos ambas em pista [em referência a Muhammad]. Respeitei a tática de corrida que tinha definido e confiei no meu trabalho", explicou a nova campeã olímpica dos 400 metros barreiras.

Sydney McLaughlin conseguiu em Tóquio o seu primeiro título olímpico, depois de em 2016, então com 16 anos, ter chegado aos Jogos do Rio de Janeiro como a atleta mais jovem dos Estados Unidos desde 1972.

Em 2019, Sydney McLaughlin foi vice-campeã da distância nos Mundiais de Doha, atrás de Dalilah Muhammad, que nessa ocasião melhorou o seu próprio recorde mundial, que a nova campeã olímpica viria a 'derrubar' em junho passado.

"Não sei se devemos considerar-nos rivais. Diria antes que nos ajudamos mutuamente a ser atletas melhores. Pressionamo-nos dentro da pista, mas fazemos parte de uma equipa. E fora da pista somos capazes de nos encorajar uma à outra", assinalou McLaughlin.

O calendário dos atletas portugueses para esta quarta-feira

11h00 – Luciana Diniz - Equestre - Final da prova de obstáculos;

11h12 – Marta Pen Freitas - Atletismo - Meia-final dos 1.500 metros femininos;

11h46 – Cátia Azevedo - Atletismo - Meia-final dos 400 metros femininos;

A SIC EM TÓQUIO

CONSULTE AQUI O MEDALHEIRO OLÍMPICO