José Sócrates: O Confronto

"Aquilo é pago pela porta do cavalo"

"Aquilo é pago pela porta do cavalo"

As entregas de dinheiro a José Sócrates eram quase sempre feitas diretamente pelo próprio Carlos Santos Silva. Mas o antigo primeiro-ministro recorria também ao antigo motorista, que muitas vezes foi buscar verbas ao amigo do patrão.

  • A conta 006 da Operação Marquês
    38:25

    Operação Marquês

    Na Operação Marquês, o dinheiro vivo que José Sócrates recebeu das mãos do amigo Carlos Santos Silva é uma das peças basilares na acusação. Os montantes, que terão ascendido a mais de um milhão de euros, saíram todos da chamada conta 006, uma conta bancária titulada por Santos Silva, mas que o Ministério Público afirma ser, na verdade, o cofre das luvas que o antigo primeiro-ministro terá recebido por atos de corrupção. Na Grande Reportagem vamos analisar à lupa a conta 006, ver e ouvir as provas recolhidas no processo e escutar as explicações dadas pelos arguidos aos investigadores.

  • José Sócrates: "Fiz isso por vaidade"
    4:13

    José Sócrates: O Confronto

    Uma parcela grande do dinheiro da conta titulada por Carlos Santos Silva foi gasta na compra de livros de José Sócrates. No interrogatório a que foi sujeito, o amigo do antigo primeiro-ministro assumiu ter entregado verbas a muita gente para inflacionar as vendas da obra e ajudar a manter o status do antigo governante.