José Sócrates: O Confronto

"Eu não tenho dinheiro, mas pensei que faria uma hipoteca da minha casa"

Exclusivo SIC

"Eu não tenho dinheiro, mas pensei que faria uma hipoteca da minha casa"

José Sócrates sempre assumiu que recebia dinheiro do amigo Santos Silva, por causa das dificuldades económicas, mas garante que era apenas um empréstimo. Os investigadores questionam, no entanto, como é que uma pessoa que não tem dinheiro pensa em comprar uma propriedade de 900 mil euros no Algarve, como aconteceu poucos meses antes de ser detido.

  • A conta 006 da Operação Marquês
    38:25

    José Sócrates: O Confronto

    Na Operação Marquês, o dinheiro vivo que José Sócrates recebeu das mãos do amigo Carlos Santos Silva é uma das peças basilares na acusação. Os montantes, que terão ascendido a mais de um milhão de euros, saíram todos da chamada conta 006, uma conta bancária titulada por Santos Silva, mas que o Ministério Público afirma ser, na verdade, o cofre das luvas que o antigo primeiro-ministro terá recebido por atos de corrupção. Na Grande Reportagem vamos analisar à lupa a conta 006, ver e ouvir as provas recolhidas no processo e escutar as explicações dadas pelos arguidos aos investigadores.

  • José Sócrates: "Fiz isso por vaidade"
    4:13

    José Sócrates: O Confronto

    Uma parcela grande do dinheiro da conta titulada por Carlos Santos Silva foi gasta na compra de livros de José Sócrates. No interrogatório a que foi sujeito, o amigo do antigo primeiro-ministro assumiu ter entregado verbas a muita gente para inflacionar as vendas da obra e ajudar a manter o status do antigo governante.