Legislativas 2019

As 20 frases da campanha

MÁRIO CRUZ

Quem disse o quê.

"O meu 'Centeno' é o professor Joaquim Sarmento."

Rui Rio, presidente do PSD - Antena 1/Rádio Renascença/TSF, 23-09-2019

MÁRIO CRUZ/ LUSA

"Aquele Dr. Sarmento que o Dr. Rui Rio chama o seu Centeno nem sequer nas listas de deputado está. E pior, escreveu um livro onde se propunha a eliminar as 35 horas e repor as 40 horas de trabalho na administração pública."

António Costa, secretário-geral do PS - Antena 1/Rádio Renascença/TSF, 23-09-2019

MÁRIO CRUZ

"Tenho a certeza absoluta que o RIR 2019 vai ser uma pinga boa, de `vintage´ para cima. Espero um cantinho no Parlamento. Somos humildes. Eu, que estou habituado a lidar com pedras, quero ser a pedra pequena que vai nivelar as duas grandes pedras que são o PS e o PSD, pedras que estão inclinados. Assim nivelamos a democracia."

Vitorino Silva, líder do Regir-Incluir-Reciclar (RIR) - 23-09-2019

ANTÓNIO COTRIM

"No último mês, o PS usou o argumento da crise para apelar a uma maioria absoluta para se livrar dos 'empecilhos' da esquerda'."

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda - RTP, 23-09-2019

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, durante uma ação de campanha para as eleições legislativas, no Bairro dos Loios em Lisboa.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, durante uma ação de campanha para as eleições legislativas, no Bairro dos Loios em Lisboa.

MIGUEL A. LOPES NUNO FOX

"Tenho por hábito nunca falar em público das reuniões que não acontecem, nem das reuniões que acontecem e que não são públicas. É uma regra que tenho e que tenho vivido bem com ela."

António Costa, secretário-geral do PS - 24-09-2019

"Eu não me queria meter nisso. Em relação a essa tensão [entre PS e BE], acho que não ajuda, particularmente quem está em casa a assistir ao debate. Ao contrário do que muitos pensam, que o grande resultado é deixar o adversário em KO, não é isso."

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP - 24-09-2019

PAULO NOVAIS

"O que interessa é cada um votar na força política que prefere, como se provou nas eleições quando António Costa formou Governo. Não é preciso ganhar as eleições para formar Governo, é preciso depois renuir uma maioria."

Santana Lopes, presidente do Aliança - 24-09-2019

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, durante uma ação de campanha para as eleições legislativas 2019, em Lisboa.

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, durante uma ação de campanha para as eleições legislativas 2019, em Lisboa.

MIGUEL A. LOPES Miguel A.Lopes

"Se eventualmente houver necessidade de uma convergência com o Partido Socialista, nós iremos analisar, isto, se os nossos objetivos da justiça social e da justiça climática forem respeitados."

Joacine Katar Moreira, cabeça de lista do Livre por Lisboa - 24-09-2019

MIGUEL A. LOPES

"Há, de facto, a evidência que, nos sucessivos governos, existem pessoas e governantes a praticar atos ilícitos. Muitas vezes a condução dos processos é morosa, muitas vezes não dão em nada e temos que criar mecanismos de maior transparência para combater a corrupção."

André Silva, porta-voz do PAN - 26-09-2019

ANTÓNIO COTRIM

"[Caso Tancos é] uma telenovela, uma série da Netflix, que já vai na terceira temporada."

Assunção Cristas, presidente do CDS-PP - 26-09-2019

JOSÉ COELHO

"Eu acho que é pouco crível que um ministro, seja ele qual for, não articule aspetos desta gravidade com o primeiro-ministro, ainda assim eu nunca poderei dizer mesmo se ele sabia ou não."

Rui Rio, presidente do PSD - 26-09-2019

"A mim o doutor Rui Rio não me atingiu, mas, infelizmente, atingiu a dignidade desta campanha eleitoral e, sobretudo, temo que tenha desiludido muitos dos que entendiam o doutor Rui Rio como uma pessoa de princípios e que não muda de dois em dois dias."

António Costa, secretário-geral do PS - 26-09-2019

"É uma evidência que a questão de Tancos assume uma grande relevância, tal como se demonstra também - isto também é relevante - a tentativa de aproveitamento de Rui Rio, que, à falta de assunto, de perspetivas e alternativas, encontrou aqui a boia de salvação."

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP - 27-09-2019

"Isto ['caso de Tancos'] é o símbolo maior de como o sistema está ruinoso e ineficaz e, num país civilizado, o primeiro-ministro demitir-se-ia e não se recandidatava às eleições."

André Ventura, líder do partido Chega - 27-09-2019

NUNO FOX

"O Governo nada teria feito sem o Bloco e sem o Partido Comunista Português."

Catarina Martins, coordenadora do BE - 28-09-2019

"Sei que há a velha máxima de quem se mete com o PS, leva, mas aqui no CDS não há medo de dizermos as verdades. E quem coloca as instituições políticas na lama é quem mantém um candidato a deputado envolvido num processo, que aparentemente soube do que se passou, e quando devia escrutinar o governo, estava de alguma forma a encobrir também o governo."

Assunção Cristas, presidente do CDS-PP - 29-09-2019

"PS e PSD têm repartido as responsabilidades governamentais há quase 50 anos, praticamente desde o 25 de Abril. É preciso pedir-lhes responsabilidades, porque nem PS nem PSD têm soluções para os problemas nacionais."

Marinho e Pinto, presidente do PDR - 29-09-2019

ESTELA SILVA/ LUSA

"Nós no domingo vamos ser o Famalicão do atual campeonato nacional de futebol da primeira divisão."

Rui Rio, presidente do PSD - 30-09-2019

"É uma imoralidade que o Estado português tenha reservado mais de oito milhões de euros para pagar campanhas dos partidos políticos numa altura em que falta material básico nos hospitais e temos a maior carga fiscal de sempre."

Carlos Guimarães Pinto, líder da Iniciativa Liberal - 02-10-2019

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

"Os Verdes são uma ficção política, um projeto do seu patrão político que é o PCP."

André Silva, líder do PAN - 03-10-2019

Lusa