Liga Europa

Sporting de Braga conhece adversários na fase de grupos da Liga Europa

Dramatic soccer stadium with bleachers full of people. Grass, lights stadium, and all other elements are made in 3D.
Dramatic soccer stadium with bleachers full of people. Grass, lights stadium, and all other elements are made in 3D.
Está inserido no pote 1 que lhe permite evitar alguns emblemas teoricamente mais fortes no sorteio.

O Sporting de Braga fica esta sexta-feira a conhecer os adversários na fase de grupos da Liga Europa de futebol, estando inserido no pote 1 que lhe permite evitar alguns emblemas teoricamente mais fortes no sorteio.

Pela quarta época consecutiva na fase de grupos da segunda competição de clubes da UEFA, tendo chegado em 2021/22 aos quartos de final, os minhotos ficam hoje a saber a 'sorte', no sorteio agendado para as 12:00 (horas em Lisboa).

No mesmo pote 1 estão 'gigantes' como o Manchester United e o Arsenal, além da Roma de José Mourinho e do Betis, permitindo ao plantel às ordens de Artur Jorge 'fugir' de alguns candidatos à vitória final.

Finalistas em 2011, quando perderam com o FC Porto (1-0) na única final 100% portuguesa das competições europeias, os 'guerreiros' poderão encontrar na fase de grupos adversários como o Mónaco ou a Real Sociedad, 'habitantes' do pote 2, bem como os alemães do Friburgo e do Union Berlim, o Betis ou o Midtjylland, conjunto dinamarquês eliminado da Liga dos Campeões pelo Benfica.

No pote 3 está o Fenerbahçe, da Turquia, equipa orientada pelo português Jorge Jesus e que começou nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, de que 'caiu' após perder com o Dinamo Kiev, antes de eliminar no 'play-off' o Áustria Viena.

A Roma é cabeça de séries após vencer, já com José Mourinho ao leme, a edição inaugural da Liga Conferência Europa.Único representante luso na fase de grupos, o Sporting de Braga não terá, por isso, qualquer condicionante no que toca ao sorteio em si da fase de grupos, que decorrerá entre 8 de setembro e 3 de novembro, num calendário 'condensado' para libertar o fim do ano para o Mundial2022, no Qatar.

Os vencedores de cada grupo avançam para os oitavos de final, em março, e os segundos classificados jogam, em fevereiro, num 'play-off' para a próxima fase, enquanto os terceiros posicionados de cada 'poule' seguem para a Liga Conferência Europa.

O torneio continua com quartos de final em abril e meias-finais em maio, a caminho da final, no dia 31 desse mês, na Puskas Arena, em Budapeste.

Composição dos potes do sorteio da edição de 2022/23 da Liga Europa de futebol:

  • Pote 1: Lazio (Ita); Manchester United (Ing); Roma (Ita); Dinamo Kiev (Ucr); Arsenal (Ing); SPORTING BRAGA (POR); Estrela Vermelha (Ser); Olympiacos (Gre);
  • Pote 2: Feyenoord (Hol); PSV (Hol); Rennes (Fra); Mónaco (Fra); Real Sociedad (Esp); Qarabag (Aze); Malmö (Sue); Ludogorets (Bul);
  • Pote 3: Betis (Esp); Midtjylland (Din); Bodo/Glimt (Nor); Ferencváros (Hun); Union Berlim (Ale); Friburgo (Ale); Fenerbahçe (Tur); Sheriff Tiraspol (Mda);
  • Pote 4: Nantes (Fra); HJK (Fin); Sturm Graz (Aut); AEK Larnaca (Chp); Omonia (Chp); Zurique (Sui); Union Saint-Gilloise (Bel); Trabzonspor (Tur);
Últimas Notícias
Mais Vistos