Qatar 2022

Roger Pearce da ITV Sport morre durante a cobertura do Mundial

É o terceiro profissional da comunicação social que perdeu a vida no Qatar durante o Campeonato do Mundo.

Roger Pearce tinha 65 anos e morreu repentinamente no hotel, durante a noite. Trabalhava na estação de televisão britânica ITV Sport há 43 anos e exercia atualmente o cargo de diretor técnico. Este era o oitavo Campeonato Mundial de futebol em que Roger Pearce fazia a cobertura jornalística.

Roger Pearce morreu no final de novembro, a notícia do seu desaparecimento está a ser agora divulgada depois de se saber que mais dois jornalistas perderam a vida quando estavam em trabalho no Qatar para fazer a cobertura do Mundial.

Grant Wahl, jornalista desportivo norte-americano, que tinha sido notícia no Qatar por vestir uma t-shirt arco-íris de apoio a pessoas LGBT+, morreu enquanto cobria os quartos de final do Mundial, entre a Argentina e os Países Baixos, confirmaram os organizadores.

Também o fotojornalista qatari Khalid Al Misslam morreu durante o Mundial, divulgou a estação televisiva qatari Al Kass.

Em comunicado, Mark Demuth, responsável da ITV Sport, divulgou a morte do colega: “É com extrema tristeza e pesar que venho anunciar que Roger Pearce morreu durante a noite no hotel no Qatar”.

"Sei que esta notícia será um grande choque para todos. A família já foi foi informada, assim como a equipa que trabalha aqui em Doha"

"Roger era uma figura muito popular no departamento há muitos anos. Qualquer pessoa que trabalhou com Roger gostava da sua companhia e não podia deixar de sorrir quando ele estava por perto".

"Roger era a pessoa que fazia com que tudo acontecesse - seja num jogo fora da liga ou a trabalhar numa operação técnica complexa como este campeonato do Mundo", sublinhou Mark Demuth.


Em homenagem aos três profissionais de comunicação social que morreram durante o Mundial, organizadores e colegas de trabalho depositaram flores e providenciaram livros de condolências na sala de imprensa do Estádio Lusail.