Orçamento 2020

Governo pretende contratar 8400 profissionais de saúde até 2021

Governo pretende contratar 8400 profissionais de saúde até 2021

Conselho de Ministros aprova plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde

O Conselho de Ministros aprovou o plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Marta Temido anunciou, há instantes, que o Governo pretende contratar 8400 profissionais até 2021. A ministra da Saúde revelou ainda um reforço de 800 milhões de euros para reduzir a dívida e aumentar a capacidade de resposta do SNS.


Estes 800 milhões vão integrar o orçamento de 2020, que será entregue na segunda-feira, e visam reduzir a dívida e aumentar a capacidade de resposta e de produção do Serviço Nacional de Saúde, afirmou a ministra em conferência de imprensa no final de um Conselho de Ministros extraordinário.


Esta verba será afeta "à capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde e, portanto, a primeira utilização clara é o aumento da capacidade assistência do Serviço Nacional de Saúde em termos de atividade programada", nomeadamente consultas, internamento, cirurgias, cuidados de saúde primários, adiantou Marta Temido.


Esta é uma das medidas aprovadas hoje no Conselho de Ministros extraordinário, incluída no Plano de Melhoria da Resposta do Serviço Nacional de Saúde, garantindo o Governo que este é "o maior investimento inicial" de que há registo recente no SNS.

Com Lusa