IMG_0397.jpg

Cartaz

SEGUNDA A SEXTA 14:45 e 1:25

Óscares 2019

Filme de Alfonso Cuarón a caminho dos Óscares

Cartaz Cinema

Filme de Alfonso Cuarón a caminho dos Óscares

João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

É, seguramente, um dos grandes candidatos aos próximos Óscares, a começar pela categoria de melhor filme estrangeiro: “Roma”, de Alfonso Cuarón, já está nas salas.

João Lopes destaca também a estreia de “Girl”, a produção belga que arrebatou a Câmara de Ouro (melhor primeira obra) no último Festival de Cannes.

Desta vez, a Netflix decidiu estrear uma das suas produções nas salas, procurando marcar pontos na temporada dos prémios. Através de “Roma”, Alfonso Cuarón evoca as suas memórias juvenis, a viver com a família no bairro de Roma, na Cidade do México — uma bela viagem ao passado, entre realismo e poesia.

Da Bélgica chega “Girl”, uma crónica íntima sobre uma rapariga que nasceu num corpo de rapaz, vivendo um complexo processo de descoberta e revelação — uma notável estreia na realização para Lukas Dhont e também uma invulgar interpretação de Victor Polster, na personagem central.

“Colette”, de Wash Westmoreland, evoca a escritora francesa num período dramático da sua vida conjugal em que escrevia os livros que eram publicados com a assinatura do marido. O par central é interpretado por Keira Knightley e Dominic West.

O Cartaz assinala ainda o começo da edição de “Escritos sobre Cinema”, de João Bénard da Costa (1935-2009) — é o primeiro volume do Tomo I, com chancela da Cinemateca Portuguesa.

* Banda sonora: “Sempre” (1989), de Steven Spielberg

> “Smoke Gets in Your Eyes”, The Platters

  • Norte ou Sul? Roteiro em Peso da Régua e em Cuba
    9:34