Pandemia

O espaço entre nós

Miriam Alves

Miriam Alves

Jornalista Grande Reportagem SIC

A pandemia impôs-nos distância. Estaremos seguros na nossa distância? Ou aumentou demasiado o espaço entre nós?

O quinto episódio da série Pandemia aborda os impactos sociais das respostas à mais grave pandemia dos últimos 100 anos.

Filmada a vários tempos, desde o confinamento ao regresso às aulas, esta Grande Reportagem SIC mede o pulso aos impactos de várias distâncias que se acentuaram.

Guiada por alunos e professores, por pais e filhos, pelos que perderam o sustento e pelos que ganharam tempo, pelos que enfrentaram o vírus, o estigma e o medo dos outros, pelos que se afastaram das famílias para tratar os mais velhos, afastados até hoje das suas próprias famílias. Pelos que perderam a hipótese da última despedida, na mais irrecuperável das distâncias.

Não estamos todos no mesmo barco e a pandemia agravou também esse distanciamento social.

Mas o confinamento - para muitos uma inédita cápsula de tempo - também trouxe surpresas.

Saberemos usar o tempo entre nós para reduzir o espaço entre nós?

Um trabalho de Miriam Alves, Rogério Esteves e Ricardo Tenreiro. Com produção editorial de Diana Matias e grafismo de Tiago Vieira.

A PÁGINA DO ESPECIAL PANDEMIA

  • Não estou de acordo

    Opinião

    Não estou de acordo com métodos medievais para enfrentar uma pandemia. Se os vírus evoluíram, a organização da sociedade também deveria ter evoluído o suficiente para os combater de outra forma. O recolher obrigatório é próprio dos tempos obscuros e das sociedades não democráticas. Proibir as pessoas de circular na rua asfixia a economia e não elimina a pandemia.

    José Gomes Ferreira