Pandemia

"Do canto dos pássaros à praga das máscaras"

Carlos Rico

Carlos Rico

Jornalista

João Pedro Tiago

João Pedro Tiago

Repórter de Imagem

António Soares

António Soares

Edição de Imagem

Num destes dias, numa das minhas deambulações pela cidade do Porto, dei por mim a contar as máscaras descartáveis espalhadas pelos passeios e bermas, naquele que é um dos mais evidentes sinais do muito que há a fazer pela educação cívica e pela preservação do ambiente no país e no mundo.

Convidado a produzir o episódio da série "Pandemia" dedicado às questões ambientais, a praga das máscaras ao abandono, em contraste com o canto dos pássaros que rompeu o silêncio das ruas desertas no longo período de confinamento, ajudou a traçar o rumo da reportagem.

Veja aqui a Reportagem SIC Do canto dos pássaros à praga das máscaras

Desde Março que vemos e escutamos notícias e estatísticas relacionadas com a melhoria pontual da qualidade do ar e das águas dos rios, alterações de comportamento dos cidadãos nas suas deslocações para os locais de trabalho, investimentos avultados em infraestruturas de transporte amigas do ambiente, produção e venda de produtos agrícolas de proximidade, enfim, um sem número de aspetos que se cruzam com o nosso bem-estar e determinam o nosso futuro coletivo.

A crise pandémica despertou nos cidadãos uma consciência ambiental que parecia arredada das suas preocupações quotidianas. Os modelos de desenvolvimento vigentes começam, cada vez mais, a ser postos em causa. Empresas e estados vêem-se obrigados a procurar alternativas e respostas às crescentes preocupações dos indivíduos e dos povos.

Portugal não foge à regra. O Plano de Recuperação e Resiliência, lançado pelo governo em plena pandemia, prevê investimentos avultados na mobilidade sustentável, na eficiência energética dos edifícios e na descarbonização da economia, tendo em vista o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris. 2050 é já amanhã.

O que estamos a fazer hoje, em paralelo com o combate mais exigente das nossas vidas, é o que procuramos mostrar no 6º episódio da série "Pandemia", que vai "Do canto dos pássaros à praga das máscaras".

"Pandemia: Do Canto dos Pássaros à Praga das Máscaras", a urgência de alterar os modelos de desenvolvimento

FICHA TÉCNICA:


JORNALISTA - Carlos Rico carlosrico@sic.impresa.pt

REPÓRTER DE IMAGEM - João Pedro Tiago

IMAGENS DRONE - 4KFly

EDIÇÃO DE IMAGEM - António Soares

GRAFISMO - Fernando Ferreora/Sérgio Maduro/Paulo Alves

PRODUÇÃO EDITORIAL- Ana Luísa Barroso, Diana Matias

COLORISTA - Rui Branquinho

PÓS-PRODUÇÃO ÁUDIO - Octaviano Rodrigues

COORDENAÇÃO - Amélia Moura Ramos

DIREÇÃO - Marta Brito dos Reis/Ricardo Costa