Primeira Liga

Falta de pontaria ou mérito dos guarda-redes?

Falta de pontaria ou mérito dos guarda-redes?
Canva

Nos campeonatos nacionais de futebol da Europa é no português que se marca menos em penáltis. É assim há três anos. Desde o início da época, apenas dois clubes da I Liga aproveitaram todas as oportunidades quando apontaram à baliza adversária.

Desde o início do campeonato nacional de futebol foram assinaladas 88 grandes penalidades, marcadas 57 e falhadas 31. Comparando com os restantes campeonatos europeus, Portugal tem a média mais baixa de conversão de penáltis dos últimos três anos. A conclusão é de um estudo divulgado pelo Observatório do Futebol (CIES).

Será falta de pontaria ou mérito dos guarda-redes? A pergunta fica no ar. Para já, pode confirmar quais os clubes que mais têm aproveitado a marcação de grandes penalidades.

De acordo com o mesmo estudo, a prova portuguesa tem uma média de 73,4% de conversão de penáltis, o número mais baixo entre o principal escalão de todos os países europeus.

Contabilizando com escalões inferiores, só a segunda divisão da Suécia tem uma média mais baixa do que a I Liga, com 72,3%. A II Liga aparece também com um número baixo (74,9%) no sétimo lugar.

Na I Liga assinala-se um penálti em cada 247 minutos e na II Liga em cada 264.

Os melhores e os piores a marcar

Entre os principais campeonatos europeus, a liga espanhola (74,9%) e a grega (76,2%) fecham o pódio das provas com as médias mais baixas.

Já a França tem o campeonato mais concretizador de grandes penalidades, com 82,2%, seguindo-se a Turquia, com 82.1%, e os Países Baixos, com 81,5%.


Últimas Notícias
Mais Vistos