O ano letivo 2022/2023 arrancou sem máscara, marcando o início da fase pós-pandemia, mas o perfil do aluno mudou.
Há cada vez mais alunos a pedirem apoio psicológico e um estudo sobre Saúde Comportamental em Crianças em idade escolar aponta que é necessário existir um trabalho de prevenção entre as escolas e os centros de saúde.
A caminhar para o stress das avaliações, a ansiedade, o cansaço e a impaciência são visíveis nas salas de aula.
"Nós vivemos desde há uma série de tempo a esta parte situações de crise, primeiro foi a covid, depois é a guerra. Portanto há uma situação de incerteza generalizada e os problemas de ansiedade aumentam, os problemas de depressão aumentam, genericamente todo o mal está a aumentar", explica Américo Baptista, psicólogo clínico.
Os dados de estudo feito pela Organização Mundial da Saúde, que apresenta indicadores ao nível das capacidades sócio-emocionais e da atratividade escolar, revelam que quase um terço dos alunos portugueses admitem que não gostam da escola e, nos últimos anos, cerca de um em cada quatro adolescentes portugueses, dizem já se ter magoado de propósito.