SIC 25 Anos

Missão Rock in Rio Brasil

Ana Rita Sena, Odacir Júnior e Cristiana Reis

Estivemos quase 15 dias no Rio de Janeiro. Bem longe de casa. Mas, depois desta edição do Rock in Rio, voltámos, os três, mais crescidos profissionalmente e com uma relação de amizade que é difícil encontrar quando já somos adultos.

Cristiana Reis/SIC

Comecemos pela equipa. A Ana Rita Sena, a Cristiana Reis e o Odacir Júnior. Para as duas primeiras, o Rock in Rio no Brasil representou a estreia num grande trabalho no exterior, para o último a única novidade era a equipa que ia consigo. O encontro entre estreias e experiência foi o nosso ponto de equilíbrio no terreno. O que nos trouxe uma amizade e cumplicidade foram os momentos que não se viram nas reportagens. E as gargalhadas constantes e camaradagem compensaram o cansaço. Vamos contar alguns, em pequenos textos.

HAJA PERNAS PARA TANTO RECINTO

O recinto tinha o dobro do da última edição do festival: 300 000 metros quadrados! Como os nossos motivos de reportagem não estavam sempre no mesmo local, tínhamos de percorrer tudo várias vezes por dia, com material às costas.

Quando o recinto estava vazio e era de dia, o cansaço das pernas estendia-se ao resto do corpo por causa do sol intenso; quando o recinto estava cheio e era de noite, era uma verdadeira aventura abrir caminho por entre a multidão com a câmara, tripé e mochila com material! No primeiro fim de semana de Rock in Rio foi esta a nossa vida, mas no último descobrimos que tínhamos acesso a uns corredores técnicos...e aí, bem, começou outro capítulo.

Alguns elementos do staff tinham um carrinho de golfe e nós, claro, aproveitamos logo para pedir boleia...desculpem, carona. Então, andávamos os três carregados com material a correr e a gritar que nem loucos atrás desses nossos salvadores até que eles parassem.

"BUENOS TRABAJOS vs. SO YOU SPEAK ENGLISH?"

Pois. A maior parte dos brasileiros com que nos cruzámos não percebe português. Às vezes usávamos o tradutor que levámos (ok, isto é uma piada porque o nosso repórter de imagem, o Odacir Júnior, é brasileiro), mas quando falávamos ouvíamos respostas como "Buenos trabajos" ou "Do you speak english?".

Cada vez que era preciso fazer uma entrevista com os festivaleiros havia a tendência para perguntar em português, eles não entendiam e mudava-se para uma espécie de brasileiro... que depois, na hora de ver as imagens para editar a peça, soavam a um "portunhol-com-açúcar" que nos alimentou muitas gargalhadas.

À ESPERA DOS GUNS N' ROSES...EM IMAGENS

E aquela noite em que os Guns N' Roses nos puseram à espera da autorização para usarmos as imagens do concerto até às 5 da manhã? A banda norte-americana foi uma das mais aguardadas da edição deste ano. Deram quase 4 horas de concerto e ninguém da equipa respondeu antes do concerto terminar... nem depois! (Aqui temos de recordar que no Rio de Janeiro são menos quatro horas do que em Portugal. Ora, para a nossa reportagem entrar no Jornal das 6 da manhã, na SIC Notícias...precisávamos de a enviar, no máximo, até às 2 da manhã, hora local).

ESPALHAR O NOME DA SIC

Éramos apenas uma equipa de três pessoas. Mas foi muito reconfortante percebermos que andámos tanto por aquele recinto, fizemos tantas entrevistas e fomos a tantos sítios que ao fim de alguns dias, já havia, entre o público, quem visse o micro ou a câmara da SIC a passar e dissesse: "é a televisão portuguesa!".

Pela nossa parte, pelo orgulho que temos em fazer parte desta casa... é muito bom sentir que contribuímos para o nome da SIC chegar a mais pessoas. Por isso, obrigada e parabéns pelos teus 25 anos.

A equipa,

"Ana Rita Sena, Odacir Júnior e Cristiana Reis...a SIC no Rio de Janeiro"

  • 100 mortes e 5.170 casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O número de óbitos subiu de 76 para 100 em relação ao último balanço da DGS, enquanto o número de infetados aumentou de 4.268 para 5.170, mais 902 em relação a ontem. A região Norte continua a ser a mais afetada. A ministra da Saúde diz que a incidência máxima da doença deve acontecer no final de maio. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia de Covid-19.

    Direto

    SIC Notícias