SIC 25 Anos

Hoje, só a alma não cabe no telemóvel

SIC

Alcides Vieira

Alcides Vieira

Diretor-geral Adjunto de Informação Impresa

Câmaras, lentes, microfones, luzes e tripés, 10 mil contos, 50 mil euros, por equipamento e por repórter de imagem, telefones pretos e cinzentos amarrados a fios que nasciam do solo, apenas dois aparelhos, um na produção e outro na editoria de internacional, tinham plafond e linha aberta para o mundo, braços de computador, ecrã e teclado, no tampo da mesa, teia de cabos a uni-los à restante parte do corpo, o cérebro encaixotado e estacionado debaixo da mesa, em sítio onde nem vassoura nem aspirador chegavam e, em luta pelo espaço, em conflito permanente com o músculo da perna direita, teias de aranha nos respiradores dos equipamentos, coleções de jornais do dia e da semana passada, notícias recortadas, sublinhadas, anotadas, misturadas com livros sem dono, nuvens de fumo a bater no teto, notícias mortas por todo o lado, armários recheados de tudo e de nada, cestos de cassetes sem registo nem identificação, molhos de cartas com selos de todas as regiões e proveniências, papel, resmas de papel a sair da impressora e da trituradora, a peça de abertura que não chega, venha de táxi ou de helicóptero, ninguém atende esse telefone?!

Era assim a redação e a secretária do jornalista há 25 anos. Máquinas, imagens, arquivo – hoje, só a alma do repórter não cabe no telemóvel.

AV

  • 100 mortes e 5.170 casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O número de óbitos subiu de 76 para 100 em relação ao último balanço da DGS, enquanto o número de infetados aumentou de 4.268 para 5.170, mais 902 em relação a ontem. A região Norte continua a ser a mais afetada. A ministra da Saúde diz que a incidência máxima da doença deve acontecer no final de maio. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia de Covid-19.

    Direto

    SIC Notícias