SIC 25 Anos

No dia 20 de Junho de 2003 fez-se História

No dia 20 de Junho de 2003 fez-se História, ainda que poucos a conheçam ou tenham dado conta do extraordinário feito no atletismo nacional. Eu estava em Assen na Holanda, com o repórter de imagem Vítor Quental. Fazíamos a cobertura do Campeonato Europeu de Atletismo para Deficientes.

No dia 20 de Junho de 2003 fez-se História, ainda que poucos a conheçam ou tenham dado conta do extraordinário feito no atletismo nacional. Eu estava em Assen, na Holanda, com o repórter de imagem Vítor Quental. Fazíamos a cobertura do Campeonato Europeu de Atletismo para Deficientes.

Era dia da prova dos 5000 metros para cegos totais. Na linha de partida posicionavam-se vários atletas portugueses entre outros de várias nacionalidades. A prova desenrolou-se de forma emocionante! Uma experiência inesquecível para todos nós jornalistas que acompanhávamos aquele momento! A prova terminou com três atletas portugueses nos três primeiros lugares! Medalha de ouro, prata e bronze para Portugal.

Depois da emoção do final da prova, das felicitações e da alegria contagiante deu-se um momento caricato. Não havia 3 bandeiras portugueses para fazer subir ao mesmo tempo no pódio! A organização lá se desenvencelhou e depois de algum tempo lá arranjou a que faltava.

Depois, ali, perante todos que assistiam, público, atletas e comitivas, no momento em que se ouvia o hino nacional eram hasteadas, não uma, mas três bandeiras portuguesas.

Esta é o meu pequeno contributo para os 25 anos da SIC... uma pequena história que homenageia sobretudo Paulo Coelho, Carlos Ferreira e Nuno Alves, os atletas. .... Ah...!!! Ao todo, neste campeonato os atletas portugueses conquistaram 19 medalhas!