Operação Marquês

"É inaceitável a forma como Sócrates falou para o procurador"

"É inaceitável a forma como Sócrates falou para o procurador"

A Operação Marquês e a investigação da SIC estiveram em análise no programa desta quarta-feira "Negócios da Semana", com Cristina Ferreira, Paulo Ralha e António Ventinhas. A jornalista do jornal Público, Cristina Ferreira, considera inaceitável a forma como o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, falou com o procurador que conduzia o inquérito. 

  • Os detalhes da investigação SIC
    36:41

    Operação Marquês

    A grande investigação SIC sobre a Operação Marquês em análise. Os interrogatórios, as escutas, os detalhes sobre as entregas de dinheiro a José Sócrates. Pedro Mourinho e Sara Pinto à conversa com os dois dos jornalistas responsáveis por esta série de reportagens: Sara Antunes de Oliveira e Luís Garriapa, e ainda o jornalista do Observador, Luís Rosa, e a editora de Política da SIC, Cristina Figueiredo.

  • O amigo do senhorio: uma viagem aos gastos de Sócrates
    44:32

    Grande Reportagem SIC

    A Grande Reportagem "O Amigo do Senhorio" é uma viagem a Paris, aos gastos do antigo Primeiro-ministro José Sócrates e à vida de luxo na capital francesa, já depois do antigo Primeiro-ministro estar a ser investigado pela justiça portuguesa no âmbito da operação Marquês. A Portugal chegavam relatos tímidos de um quotidiano em Paris, onde estudava o ex primeiro-ministro. Por cá, muitos perguntavam-se: Como? Como era possível que, sem se lhe conhecer fortuna, José Sócrates conseguisse viver numa das capitais europeias mais caras, numa casa de luxo, situada num bairro elitista e ainda sustentasse os dois filhos naquela cidade e, por temporadas, também a ex-mulher? A resposta a todas estas questões é dada na Grande Reportagem "O Amigo do Senhorio".

  • "Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês" (Parte I)
    35:45

    Operação Marquês

    A acusação da Operação Marquês diz que, em 5 anos, foram pagos quase 36 milhões de euros de luvas a José Sócrates. A maior fatia veio do Grupo Espírito Santo. O Ministério Público fala em pagamentos por decisões políticas sobre negócios da PT, alegadamente em benefício de Ricardo Salgado. Além de Sócrates, também Zeinal Bava e Henrique Granadeiro terão recebido dezenas de milhões de euros do ex-banqueiro. Nesta primeira parte da reportagem "Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês", começamos a seguir do rasto desse dinheiro, conduzidos pelas pistas deixadas à investigação, nos registos secretos de um director do Grupo Espírito Santo.

  • José Sócrates: "Fiz isso por vaidade"
    4:13

    José Sócrates: O Confronto

    Uma parcela grande do dinheiro da conta titulada por Carlos Santos Silva foi gasta na compra de livros de José Sócrates. No interrogatório a que foi sujeito, o amigo do antigo primeiro-ministro assumiu ter entregado verbas a muita gente para inflacionar as vendas da obra e ajudar a manter o status do antigo governante.