Operação Marquês

Sócrates sobre a casa na Ericeira: "Decidi aceitar um convite de um familiar que me é muito próximo"

Sócrates sobre a casa na Ericeira: "Decidi aceitar um convite de um familiar que me é muito próximo"

A nova casa onde vive José Sócrates é do primo. O apartamento na Ericeira foi entregue por um angolano há um mês e meio a José Paulo Pinto de Sousa. O primo do ex-primeiro-ministro é também arguido na Operação Marquês, suspeito de ser o testa de ferro de Sócrates. Em declarações hoje à SIC, Sócrates desvaloriza e afirma: "decidi aceitar um convite de um familiar que me é muito próximo, que me é muito querido".

  • O amigo do senhorio: uma viagem aos gastos de Sócrates
    44:32

    Grande Reportagem SIC

    A Grande Reportagem "O Amigo do Senhorio" é uma viagem a Paris, aos gastos do antigo Primeiro-ministro José Sócrates e à vida de luxo na capital francesa, já depois do antigo Primeiro-ministro estar a ser investigado pela justiça portuguesa no âmbito da operação Marquês. A Portugal chegavam relatos tímidos de um quotidiano em Paris, onde estudava o ex primeiro-ministro. Por cá, muitos perguntavam-se: Como? Como era possível que, sem se lhe conhecer fortuna, José Sócrates conseguisse viver numa das capitais europeias mais caras, numa casa de luxo, situada num bairro elitista e ainda sustentasse os dois filhos naquela cidade e, por temporadas, também a ex-mulher? A resposta a todas estas questões é dada na Grande Reportagem "O Amigo do Senhorio".

  • Ministério Público quer devolver obras de arte apreendidas a José Socrates 
    2:27

    Operação Marquês

    O Ministério Público quer devolver as obras de arte apreendidas a José Sócrates nas buscas realizadas na Operação Marquês. Segundo o jornal Expresso, as instalações do Departamento Central de Instrução e Ação Penal não têm condições para guardar os quadros. Entre 2010 e 2011, o então primeiro-ministro terá comprado 197 mil euros em desenhos e óleos de artistas conhecidos, através do amigo Carlos Santos Silva.