Operação Marquês

Ricardo Salgado vai ser interrogado pelo juiz Ivo Rosa a 8 de julho

TIAGO PETINGA

Ricardo Salgado vai ser interrogado pelo juiz Ivo Rosa no dia 8 de julho, no âmbito do processo da Operação Marquês, que envolve o antigo primeiro-ministro José Sócrates.

O antigo líder do BES não tinha pedido a abertura da instrução, mas o juiz considera que Salgado deve ser ouvido para explicar os alegados pagamentos feitos ao antigo administrador da PT, Zeinal Bava.

Ao que a SIC apurou, Ricardo Salgado vai ser confrontado com um contrato celebrado em 2010 que terá justificado as transferências com origem no Grupo Espírito Santo.

A Operação Marquês culminou na acusação a um total de 28 arguidos - 19 pessoas e nove empresas - e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.

José Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

  • Compra de João Félix vai custar ao Atlético 126 milhões de euros
    1:32