A vacinação em Portugal e no Mundo

MNE rejeita ativar acordo das Lajes para vacinas. "Estou convencido que EUA não deixariam ficar mal os Açores"

Entrevista SIC Notícias

Artur Lima, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, em entrevista na Edição da Noite. 

Artur Lima, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, diz não compreender a decisão do Ministro dos Negócios Estrangeiros, que rejeitou ativar o acordo das Lajes, para a cedência ou venda de vacinas aos Açores.

"Demonstra que há uma certa burocracia e um não considerar a nossa autonomia e as nossas fragilidades", disse o responsável, em entrevista na Edição da Noite.

Na SIC Notícias, defendeu que Augusto Santos Silva devia ter sido sensível com a região autónoma e lamentou a decisão. Artur Lima referiu que os Açores têm nove ilhas, com hospital em apenas três, e escassez de recursos humanos.

MNE recusa acionar o Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA

O Governo Regional dos Açores vai recorrer aos emigrantes nos EUA para tentar que o país forneça vacinas contra a covid-19. Irá fazer essa sensibilização para que os Estados Unidos cedam vacinas de forma gratuita ou mesmo pagas.

O anúncio surge depois de o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, ter recusado acionar o Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos para o pedido de cedência de vacinas à região.

"Estou convencido que os Estados Unidos não deixariam ficar mal os Açores", disse, referindo também que os norte-americanos já deram "muita coisa" a Portugal.

  • Investir agora na infância para poupar no futuro

    Desafios da Mente

    Assegurar o desenvolvimento saudável de todas as crianças é essencial para as sociedades que procuram alcançar o seu pleno potencial sanitário, social e económico. A prevenção da adversidade precoce deve ser uma preocupação diária e não apenas assunto no mês de abril, mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Os Governos, as famílias, as comunidades e as organizações devem ser envolvidas a fim de alcançar estes objetivos.