A vacinação em Portugal e no Mundo

Ilha no Pacífico bate recorde mundial de vacinação contra a covid-19

TORSTEN BLACKWOOD

Toda a população adulta de Nauru tem pelo menos uma dose da vacina.

A ilha de Nauru no Pacífico celebrou um "recorde mundial" ao ser o primeiro Estado, em todo o mundo, a ter toda a sua população adulta com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19.

Com uma população de cerca de 12.500 pessoas, a minúscula ilha é um dos poucos países que não registou casos de covid-19, segundo a agência France-Presse.

Num mês, 7.392 pessoas receberam a primeira dose no país. O Governo de Nauru fala numa percentagem de 108% da população adulta vacinada, incluindo estrangeiros.

"A task force responsável pela luta contra o coronavírus celebra este recorde mundial e agradece a todos os habitantes por terem contribuído para que Nauru continuasse um lugar livre da covid-19", declarou o Governo através de um comunicado.

O coordenador da task force, Kieren Keke, reconheceu que a ilha teve a sorte de ter o número de doses suficientes para imunizar toda a sua população adulta. Apesar do número, afirmou que a população continuará a ser testada.

"Na chegada de qualquer viajante, existe o risco de o coronavírus ser introduzido em Nauru e os recentes acontecimentos na Papua Nova-Guiné, Fiji e Índia mostram a rapidez com que a situação (epidemiológica) pode evoluir", declarou.

Nauru recebeu a vacina da AstraZeneca através do programa Covax, o sistema de partilha de vacinas contra a covid-19.

Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo