Web Summit

Paddy Cosgrave, a figura incontornável do empreendedorismo

Pedro Nunes

Foi pelas mãos de Paddy Cosgrave que nasceu aquela que é uma das maiores cimeiras de tecnologia do mundo. O irlandês de 36 anos tornou-se uma figura incontornável do empreendedorismo ao construir o império da Web Summit, que está em Lisboa até 2028.

Pedro Nunes

Formou-se em Economia, Política e Estudos Sociais na Universidade Trinity, em Dublin, anos durante os quais se envolveu a fundo em atividades extracurriculares. Foi editor de “Piranha”, uma revista satírica, e presidiu à “Phil”, uma Sociedade de Filosofia. Ao mesmo tempo desenvolveu o “Phil Speaks”, um programa para promover o debate nas escolas secundárias irlandesas.

A luta contra a abstenção

Em 2007, depois de terminar o curso, decidiu lançar a Rock the Vote Ireland, uma iniciativa para incentivar os jovens a participarem ativamente na vida política do país e combater a abstenção nas eleições legislativas desse ano.

Na mesma altura fundou o MiCandidate, um site que consolidava informações detalhadas sobre os candidatos ao governo irlandês. O projeto cresceu e dois anos mais tarde foi vendido, altura em que organiza a primeira edição de F.ounders, uma conferência por convite. Um ano depois, em novembro de 2010, nasce a Web Summit.

Pedro Nunes

O maior evento de tecnologia da Europa

Com apenas 400 participantes, a primeira edição contou com a presença dos cofundadores do Twitter e do Youtube. Nos anos que se seguiram a cimeira cresceu e o número de visitantes aumentou exponencialmente. Em 2014, 22 mil pessoas visitaram o espaço e em 2015 foram mais de 35 mil. Números que lhe valeram, nesse mesmo ano, um Medalha de Ouro da Associação de Exportadores Irlandeses e o 18.º lugar na lista da Wired UK das “100 pessoas mais influentes do mundo”.

*Publicação editada em novembro de 2019