A Proteção Civil da Madeira alertou esta quarta-feira para a necessidade de adoção de comportamentos e medidas de segurança, devido à previsão de chuva forte nos próximos dias, que deverá afetar sobretudo as regiões montanhosas e a costa sul da ilha.
"Uma vasta depressão, centrada a oeste das ilhas britânicas, com superfícies frontais associadas, condicionará significativamente, nos próximos dias, o estado do tempo no arquipélago da Madeira, em particular no que se refere a precipitação", indica a autoridade regional em comunicado.
Estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros temporariamente fortes, acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde de hoje e entre o início da tarde de quinta-feira e a de sexta-feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, por isso, a ilha da Madeira sob aviso laranja entre as 15:00 e as 18:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 00:00 de quinta-feira. O Porto Santo está também sob aviso amarelo devido à chuva entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de quinta-feira.
O aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Proteção Civil da Madeira recomenda adoção de medidas de segurança
Face aos avisos emitidos pelo IPMA, o Serviço de Proteção Civil da Madeira recomenda à população que feche portas e janelas das casas e retire os objetos soltos que se encontrem nas varandas e peitorais das janelas.
A autoridade regional solicita que se evite viagens para as zonas mais afetadas, bem como a circulação em áreas com prédios degradados devido ao risco de derrocadas, recomendando também a adoção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água.