Meteorologia

Temperaturas vão subir mas chuva vai continuar nos próximos dias

Temperaturas vão subir mas chuva vai continuar nos próximos dias
Canva
Seis distritos do continente e Madeira sob aviso amarelo devido à chuva

Seis distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão esta quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e persistentes, podendo ser acompanhados por trovoada, segundo o IPMA.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo até às 15:00 desta quinta-feira e Leiria, Aveiro e Coimbra até às 18:00.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também a Madeira e o Porto Santo sob aviso amarelo entre as 12:00 desta quinta-feira e as 18:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Chuva vai continuar nos próximos dias mas verão de São Martinho chega mais cedo

Para os próximos dias o IPMA prevê chuva, por vezes forte, e trovoada com especial incidência nas regiões do litoral Norte e Centro e regiões montanhosas. A precipitação afetará sobretudo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

Está também previsto vento até 30 km/h do quadrante sul, podendo atingir rajadas até 75 km/h nas terras altas das regiões do Norte e Centro.

Depois da passagem por Portugal das depressões Armand e Beatrice, com vento e chuva forte, o IPMA prevê uma subida das temperaturas nos próximos dias.

"Sobre o Norte de África temos um anticiclone e dá origem a um transporte de massa de ar de latitudes mais a sul. Uma massa de ar quente e húmido que tem vindo a afetar e vai continuar a afetar o estado de tempo de Portugal continental nos próximos dias", explica Bruno Café do IPMA.

Nos termómetros, só o Alentejo deverá sentir os efeitos da massa de ar quente. Alguns locais podem chegar esta quarta-feira aos 30 graus.

Loading...

Os alertas e recomendações

Por causa da previsão do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na quarta-feira para a possibilidade de ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento e cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

Chama igualmente à atenção para a possibilidade de deslizamentos, derrocadas e outros motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.

Pode ocorrer também, segundo a ANEPC, arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

Por isso, a ANEPC recomenda à população a adoção de comportamentos adequados e medidas de autoproteção.

Também a Proteção Civil da Madeira alertou na quarta-feira para a necessidade de adoção de comportamentos e medidas de segurança, devido à previsão de chuva forte nos próximos dias, que deverá afetar sobretudo as regiões montanhosas e a costa sul da ilha.

Últimas Notícias