Mundo

Dois caçadores de tempestades captaram imagens de tornado nos EUA

Dois caçadores de tempestades captaram imagens de tornado nos EUA

No estado norte-americano do Kansas dois caçadores de tempestades captaram imagens de um violento tornado. As imagens foram captadas dentro de um veículo, na semana passada, no mesmo dia em que um outro tornado varreu a região de Moore, em Oklahoma. Os ventos chegaram a atingir os 280 quilómetros por hora. Apesar da intensidade do tornado, o veículo não foi arrastado.

  • Fotografia de mãe e filha usada para descrever terror vivido em Oklahoma
    1:25

    Mundo

    Quatro dias depois da passagem do tornado de categoria 5 pelo estado de Oklahoma, recordam-se histórias de sobrevivência. Uma mãe conta na primeira pessoa o desespero porque passou quando correu na direção do tornado à procura da filha de 8 anos. As duas são protagonistas de uma das fotografias mais usadas para descrever o terror em Moore.

  • Diferenças entre tornados e furacões
    1:58

    Mundo

    A previsão do tornado em Oklahoma nos EUA foi feita com 16 minutos de antecedência e de imediato a população foi alertada. Parece pouco, mas é mais do que o habitual num fenómeno que não se conhece bem. E essa é uma das principais diferenças entre tornados e furacões.

  • 51 mortos confirmados no tornado de Oklahoma
    3:26

    Mundo

    Um dos maiores tornados dos últimos anos assolou ontem um suburbio de Oklahoma, nos EUA. As autoridades resgatam os sobreviventes e contam os mortos, que oficialmente são 51, mas que alguns órgãos de comunicação já estimam em mais de 90. Vinte das vítimas são crianças que se encontravam, na altura, na escola. O tornado de grau 4, o segundo mais forte numa escala de 5, foi o mais violento de vários que durante o fim de semana varreram o centro dos Estados Unidos.