Mundo

Cerca de 100 mortos no Vietname após Tufão Damrey

Jorge Silva

Quase 100 pessoas morreram no Vietname à passagem do tufão Damrey, mas a cidade onde se realiza a cimeira do Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), com os presidentes norte-americano, russo e chinês, foi maioritariamente poupada.

De acordo com os dados das autoridades vietnamitas, disponibilizados hoje, 91 pessoas morreram em inundações e deslizamentos de terras provocados pelo tufão que atingiu o centro e sul do país.


Outras 23 pessoas continuam desaparecidas desde a tempestade, uma das mais mortíferas das últimas décadas. A cidade de Danang, que acolhe a cimeira da APEC, foi atingida por fortes chuvas, mas a água não atingiu níveis muito elevados.


Mais de 120 mil casas e 250 mil hectares de terras agrícolas foram danificadas pela tempestade em todo o país, segundo a autoridade de gestão das catástrofes do país.


A vila de Hoi An, classificada como património mundial pela UNESCO, foi muito afetada. "A nossa família passou alguns dias no segundo piso da casa, a comer massa instantânea seca porque a eletricidade estava cortada", explicou à agência AFP Nguyen Thi Dung, um residente.


Agora que o nível das águas desceu, a vila tem estado ocupada a limpar a vila antes da visita dos dirigentes da APEC.

Lusa

  • Furacão Ophelia não causou danos nos Açores
    1:39

    País

    A passagem do Furacão Ophelia ao largo das ilhas do grupo oriental dos Açores não causou estragos. A noite de sábado para domingo foi de muita chuva e vento forte, mas longe de um cenário de destruição que um furacão de nível 3 poderia supor. Ainda assim vários voos entre ilhas foram cancelados.

  • Nate provoca inundações e obriga ao corte de estradas nos EUA
    1:40

    Mundo

    O furacão Nate perdeu intensidade ao chegar aos Estados Unidos da América, onde passou a tempestade tropical. Mesmo assim, deixou um rasto de destruição no sudeste do país. No Mississípi, no Alabama no Luisiana os ventos fortes e as chuvas torrenciais provocaram inundações, obrigaram ao corte de estradas, afetaram as telecomunicações e a distribuição de energia, cancelaram voos e levaram ao encerramento de todo o tipo de serviços.

  • Decretada evacuação obrigatória das zonas costeiras de Nova Orleães
    0:18

    Mundo

    A tempestade tropical Nate ganhou força nas últimas horas e transformou-se em furacão de categoria 1. Mais de 20 pessoas morreram à passagem do furacão nas Honduras, Costa Rica e Nicarágua. Agora, o Nate aproxima-se dos Estados Unidos, onde deve chegar nas primeiras horas de domingo. O governador de Nova Orleães, Mitch Landrieu, já emitiu ordem de evacuação obrigatória para as zonas costeiras.