Mundo

Catalunha, que futuro?

Albert Gea

A dúvida sobre qual o próximo Governo, mantém-se, apesar dos esforços dos partidos para o desempate entre os blocos nacionalista e independentista. Hoje a Catalunha vai a votos para decidir o futuro da região.


Depois de uma campanha tensa, espera-se uma participação história nestas eleições. Cerca de 5,2 milhões de eleitores vão escolher os 135 deputados que irão compor o Parlamento da Catalunha.

Desde que o referendo à independência foi organizado, a 1 de outubro, Espanha sofre uma das maiores crises até à data.
As urnas abrem às 8h00, hora portuguesa.

  • "Eleições são realizadas de forma pouco tradicional" na Catalunha
    10:43

    Opinião

    Marcos Farias Ferreira foi convidado da Edição da Noite para analisar as eleições na Catalunha que decorrem esta quinta-feira. O especialista em Assuntos Internacionais diz que "estas eleições são realizadas de forma pouco tradicional", relembrando que foi o presidente do governo espanhol a pedir eleições.

  • Independentistas e Esquerda pedem recontagem alternativa na Catalunha
    2:42

    Mundo

    A repórter da SIC Catarina Neves está na Catalunha, onde as eleições para o Governo regional vão decorrer esta quinta-feira. A repórter explicou que os partidos a favor da independência e os mais à esquerda pediram uma recontagem de votos alternativa, que terá a ajuda da Assembleia Nacional Catalã, uma organização não vinculada a nenhum partido. Catarina Neves falou com uma das pessoas da assembleia, que explicou o porquê desta recontagem alternativa.

  • Dia de reflexão na Catalunha foi tranquilo
    2:03

    Mundo

    Apesar da tensão crescente entre os partidos, o dia de reflexão na Catalunha foi tranquilo. Há quatro meses os atentados de agosto uniram os poderes políticos nacionais e regionais em Barcelona. Depois de semanas de grande tensão, há quem considere que o discurso político desceu de tom na campanha eleitoral. Quinta-feira os catalães vão às urnas para decidirem sobre a independência da região face a Espanha, segundo as sondagens, os eleitores continuam divididos. 

  • Catalães divididos a poucas horas das eleições
    1:07

    Mundo

    Quinta-feira é dia de eleições regionais na Catalunha. As últimas sondagens apontam quase 20% de indecisos e uma sociedade dividida ao meio em relação à independência. Ciudadanos e Esquerda Republicana da Catalunha lideram as sondagens mas nenhum partido deverá ter maioria absoluta. 

  • Olhá Festa em Pinhel
    11:51