Mundo

Putin pede a Trump uma "cooperação pragmática"

Julho - Donald Trump estende a mão a Vladimir Putin que a olha com desconfiança. O encontro entre os dois Presidentes aconteceu à margem da Cimeira do G20 em Hamburgo, Alemanha. As suspeitas de interferência russa nas eleições dos Estados Unidos afetaram as relações entre os dois países.

Carlos Barria

O Presidente russo, Vladimir Putin, defende um diálogo construtivo com os Estados Unidos na sua mensagem de Ano Novo ao presidente norte-americano Donald Trump, informou hoje o Kremlin.

"Na atual conjuntura internacional complexa, o diálogo construtivo russo/norte-americano é especialmente necessário para fortalecer a estabilidade estratégica no mundo e encontrar respostas para ameaças e desafios globais", afirmou Putin.

O Presidente russo sublinhou a importância de que o desenvolvimento das relações entre as duas potências se baseie nos princípios da igualdade e respeito mútuo.

"Isso tornaria possível avançar na construção de uma cooperação pragmática orientada a uma perspetiva de longo prazo", acrescenta a mensagem dirigida a Donald Trump.

Em meados de dezembro, Putin telefonou a Trump a agradecer a informação fornecida pela CIA que permitiu travar um atentado terrorista em São Petersburgo. Ao mesmo tempo, mais tarde, o presidente russo criticou a estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos, considerando-a agressiva.

Lusa

  • Os tsunamis que arrasaram a Ásia em 2004 e 2011
    25:20