Mundo

Donos da gata mais famosa da internet com direito a indemnização milionária

A "Grumpy Cat" com a dona Tabitha Bundesen, durante uma entrevista à Associated Press em 2015.

Richard Vogel/ AP

A "Grumpy Cat" ganhou popularidade graças à internet e à sua expressão peculiar. Com ar carrancudo e rabugento, mereceu também a atenção de uma marca americana de café, que fez um contrato com os donos do animal para uso da sua imagem. Acordo que não terá corrido da melhor maneira. Um tribunal da Califórnia deu razão aos donos da gata, que alegam que a empresa foi além do que estava previsto, e condenou a firma ao pagamento de uma indemnização de 710 mil dólares (651.719 euros).

As primeiras fotos de Tardar Sauce, que se tornou conhecida pelo nome de "Grumpy Cat" (gata rabujenta), graças ao seu constante ar de zangada, foram publicadas pela primeira vez em 2012, por um familiar dos donos.

As imagens tornaram-se virais logo depois de serem publicadas no Reddit, site onde os utilizadores partilham e comentam fotografias, vídeos, etc.

A expressão de Tardar cativou os internautas que de imediato começaram a usar a sua imagem para fazer memes que rapidamente circularam na rede.

Lucy Nicholson/ Reuters

Em 2013, a norte-americana Grenade Beverage fez um contrato de 150 mil dólares (137 mil euros) com os donos para usar a imagem da gata na promoção de uma das suas bebidas, a "Grumppuccino".

Facebook

Dois anos mais tarde, a empresa foi alvo de um processo por "violação flagrante" dos termos do contrato. Os donos da gata alegaram que a imagem da "Grumpy Cat" foi usada noutros produtos, incluindo t-shirts, algo que não estaria previsto no acordo estabelecido entre as duas partes.

O processo parece ter chegado agora ao fim, com o tribunal federal da Califórnia a dar razão aos donos da "Grumpy Cat" e a obrigar a Grenade Beverage ao pagamento de uma elevada indemnização.