Mundo

Incêndio em prédio no sul de Londres, um ano depois do fogo na Torre Grenfell

Um incêndio deflagrou hoje numa torre de 20 andares no sul de Londres, em Lewisham, no início das cerimónias para assinalar o primeiro aniversário do incêndio da Torre Grenfell. Cerca de 180 pessoas foram obrigadas a fugir de casa.

Incêndio em prédio no sul de Londres, um ano depois do fogo na Torre Grenfell
@BGizdavkov Twitter

Segundo o The Guardian, cerca de 60 bombeiros e oito veículos foram enviados para o local, no quarteirão em Elmira Street, em Lewisham, pelas 4h14 locais (mesma hora em Lisboa).

O controlo do fogo acabou por ter a ajuda de um sistema de deteção e extinção de incêndios, um recurso de segurança que não estava instalado em Grenfell, quando há um ano as chamas mataram 72 pessoas.

Os bombeiros de Londres deram o incêndio como controlado pelas 6:02. Os bombeiros disseram no Twitter que o incêndio tive início numa varanda do 13º andar da torre.

Não há registo de feridos e as causas do incêndio estão a ser investigadas.

Christoph Mayr, um dos residentes que foi obrigado a fugir de casa, manifestou preocupação pelo facto de o sistema de alarme de incêndio não ter soado. O alerta foi dado pelos moradores ao bater às portas uns dos outros.

No twitter têm estado a ser divulgadas várias imagens do incêndio.

Há um ano, a Torre Grenfell, um arranha-céus residencial, foi destruída por um incêndio que matou 72 pessoas. Foi a maior perda de vidas num incêndio em solo britânico desde a Segunda Guerra Mundial e deixou o bairro e o país em estado de choque.

No edifício viviam 10 portugueses. Uma mulher grávida, após a fuga de casa, perdeu o bebé.

Com Lusa