Mundo

Peter Jackson mostra a I Guerra Mundial como nunca antes foi vista

Trailer They Shall Not Grow Old

O cineasta Peter Jackson recorreu a uma coleção de vídeos da I Guerra Mundial para mostrar a guerra como nunca antes foi vista. O realizador da trilogia do Senhor dos Anéis deu cor e som às imagens da Grande Guerra e criou um documentário, que estreia esta terça-feira.

"Fiz por amor", contou o cineasta neozelandês à BBC, que não exigiu dinheiro pelo trabalho feito.

"O meu avô esteve na guerra. É um tema que sempre me interessou."

Peter Jackson usou uma tecnologia inovadora, recorrendo à remasterização e conversão dos arquivos originais das filmagens da guerra em 3D. A coleção de vídeos está no Museu Imperial da Guerra, em Londres.

"O nosso objetivo era tentar apresentar uma imagem da guerra. Que fosse como a que os soldados viveram. Eles viveram a guerra a cores, não foi a preto e branco", explicou.

Para além de conter entrevistas a veterenos da guerra, Peter Jackson recorreu ainda a especialistas em leitura de lábios para decifrar os diálogos feitos entre os soldados e teve atores contratados a fazer dobragem.

Sem título ainda em português, "They Shall Not Grow Old" estreia esta terça-feira no Festival de Cinema de Londres e vai chegar a vários cinemas no Reino Unido, tanto em 2D como 3D. Não há confirmação de estreia em Portugal.