Mundo

A imagem que se move e está a intrigar a internet

Uma imagem publicada por uma neurocientista no Twitter está a provocar várias reações na internet. Muitos dizem que vêem a imagem a movimentar-se, e você? Alice Proverbio tem uma explicação para a ilusão ótica que já foi partilhada por várias pessoas e vista milhares de vezes.

A imagem foi desenhada por Beau Deeby e pretende testar o colapso do nosso sistema de perceção. O desenho, apesar de estático, transmite a ideia de movimento.

Alice Proverbio, uma neurocientista que estuda o funcionamento do cérebro, garante que também não é nenhum vídeo ou gif.

"Incrível ilusão de movimento. O V5 é acionado pela saturação de V4", escreveu Alice Proverbio na descrição da imagem.

A explicação está no córtex visual do cérebro

A neurocientista explica o fenómeno da seguinte forma: "V5 (ou MT) é uma área do córtex do cérebro que processa o movimento, enquanto o V4 é responsável pela cor e pela forma". "Os neurónios V4 saturam-se de tal maneira que a velocidade em que os neurónios MT viajam é interpretada como um sinal sensorial", sublinhou.

Alice Proverbio diz ainda que a imagem pode ser vista como "um exemplo de competição dentro do córtex visual, ou seja, sempre que um sinal é atenuado ou suprimido por qualquer motivo, outros elementos podem ser interpretados em níveis cognitivos superiores".