Mundo

Canceladas cinco ligações aéreas entre Lisboa, Porto, Faro e Gatwick, em Londres

Aeroporto de Gatwick

Peter Nicholls

Avistamento de drones levou ao encerramento do aeroporto britânico.

Cinco ligações aéreas entre os aeroportos porugueses de Lisboa, Porto e Faro com destino a Gatwick, na periferia de Londres, foram cancelados até às 10h30 desta quinta-feira devido ao encerramento do aeroporto britânico após o avistamento de drones, disse à Lusa fonte da ANA.

Fonte da ANA -- Aeroportos de Portugal adiantou que hoje de manhã, até às 10h30, foram cancelados um voo da TAP e outro da easyjet com destino e origem em Gatwick, periferia de Londres.

"Temos ainda dois voos, também da TAP e easyjet, com origem e destino a Gatwick, cancelados no Porto e outro em Faro (chegada de um voo da easyjet)", adiantou a mesma fonte.

O aeroporto de Gatwick, na periferia de Londres, encerrou a pista na quarta-feira à noite na sequência do avistamento de dois drones nas proximidades do terminal aéreo.

De acordo com o aeroporto, as aterragens e descolagens foram suspensas às 21:00 de quarta-feira, depois de dois drones terem sido avistados perto da pista, embora esta tenha sido reaberta por cerca de 45 minutos na madrugada de hoje.

Muitas aeronaves foram desviadas para outros aeroportos, incluindo Paris e Amesterdão, enquanto as autoridades aeroportuárias pediram aos passageiros que contactassem as suas companhias aéreas para se informarem sobre a situação dos voos.

O aeroporto já garantiu estar a trabalhar com as companhias aéreas para "oferecer aos passageiros estadia em hotéis" ou alternativas de viagem.

Estima-se que 2,9 milhões de pessoas passem por este aeroporto durante a atual temporada de férias.

LUSA