Mundo

Tsunami na Indonésia faz pelo menos 168 mortos

Tsunami na Indonésia faz pelo menos 168 mortos

O Estreito de Sunda, na Indonésia, foi atingido por um tsunami durante a noite.

Atá ao momento, estavam confirmados 168 mortos. No entanto, o balanço ainda não está fechado. Pelo menos 30 pessoas continuam desaparecidas e há mais de 700 feridos.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia alertou este domingo para a possibilidade de ocorrer um novo tsunami na costa do Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra.

Em causa está, segundo a agência noticiosa EFE, a contínua atividade do vulcão Anak Krakatau.

Segundo a Lusa, as autoridades indonésias confundiram inicialmente o tsunami com uma maré crescente e chegaram a apelar à população para não entrar em pânico, noticiou a agência de notícias France-Presse.

O vulcão Anak Krakatau, no Estreito de Sunda, que liga o Oceano Índico ao Mar de Java, tem 305 metros de altura está localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da capital Jacarta, onde tem sido registada atividade desde junho.

A Indonésia é o quarto país em número de habitantes e também um dos mais castigados por desastres naturais. A localização geográfica da Indonésia, no Anel de Fogo do Pacífico, e o número de vulcões ativos no país, mais de cem, tornam a nação propensa a grande atividade sísmica, que habitualmente passa despercebida à população.

  • Um telemóvel com uma câmara diferente
    4:41