Mundo

Bebé que nasceu com 268 gramas teve alta

Hospital Universitário de Keio

Foi dada alta ao recém-nascido do sexo masculino mais pequeno do mundo. O bebé pesava apenas 268 gramas quando nasceu.

O menino nasceu às 24 semanas de gestação num hospital em Tóquio, em agosto de 2018. Depois de cinco meses na unidade de cuidados intensivos, pôde finalmente ir para casa na semana passada, apenas dois meses depois da data prevista para o parto. Aos cinco meses pesa agora 3,2 quilos.

Tornou-se assim o bebé mais pequeno do mundo do sexo masculino, saudável, a ter alta do hospital. O lugar era anteriormente preenchido por um recém-nascido alemão, que pesava 274 gramas, nascido em 2009.

Na mesma base de dados, disponibilizada pela Universidade norte-americana de Iowa, a bebé mais pequena do sexo feminino nasceu na Alemanha em 2015 com apenas 252 gramas. Ocupa o primeiro lugar na tabela.

O médico que acompanhou o recém-nascido japonês explicou que houve momentos em que duvidou da possibilidade de sobrevivência do prematuro. Takeshi Arimitsu disse à BBC que queria mostrar que “há a possibilidade dos bebés poderem sair do hospital saudáveis apesar de terem nascido pequenos”.

Hospital Universitário de Keio

O Hospital Universitário de Keio, em Tóquio, informou que a taxa de sobrevivência de bebés prematuros a pesar menos de um quilo é de 90% no Japão. Para os que pesam menos de 300 gramas, a taxa cai para 50%.

A taxa é também mais baixa para o sexo masculino. Apesar dos especialistas não saberem explicar a razão, muitos acreditam que pode estar relacionado com o desenvolvimento mais lento dos pulmões.