Mundo

Vários detidos em manifestação de independentistas em Barcelona

ALEJANDRO GARCIA / EPA

Manifestação convocada por grupos independentistas registou alguns incidentes entre manifestantes e polícia da Catalunha.

A manifestação convocada para a manhã de hoje por grupos independentistas em Barcelona já levou a várias detenções e alguns incidentes entre manifestantes e polícia da Catalunha (Mossos d’Esquadra), noticiou a agência Efe.

O protesto, convocado pelos Comités de Defesa da República (CDR) e outros grupos de separatistas, os manifestantes protagonizaram numerosos incidentes no bairro de Sants, em Barcelona.

Os manifestantes pretendiam deslocar-se até à área das fontes Montjuïc, na praça de Espanha, onde se celebra o ato do partido Vox, considerado de extrema-direita e que é liderado por Santiago Abascal.

Os manifestantes, muitos deles mascarados, lançaram garrafas, pedras e outros artefactos contra os agentes da polícia catalã, que acabaram por realizar cargas e detenções para conter o avanço dos separatistas.

Os separatistas também formaram barricadas e queimaram caixotes do lixo para impedir a passagem dos polícias.

Até ao momento, os agentes conseguiram que os manifestantes pró-independência e os apoiantes do Vox não se encontrassem.

Lusa

  • Os populismos crescentes "não são apenas um problema europeu"
    2:01
  • “Vamos a Jogo” acompanhou Luís Filipe Vieira no dia da reconquista
    15:21
  • Visíveis - Ruca
    31:30