Mundo

Universidade britânica recruta cães como terapeutas

Cinco labradores já receberam o cartão de funcionário para ajudarem os alunos em período de exames ou em risco de abandono escolar.

Cães-Assistentes na Universidade

A Universidade de Middlesex, em Londres chamou-lhes "professores-assistentes da instituição" num evento que juntou este ano ainda mais especialistas, professores, estudantes e organizações numa exposição de arte sobre o uso terapêutico de animais.

O programa foi criado pela instituição de ensino superior britânico após estudantes de áreas tão distintas como a dança, economia ou saúde terem solicitado à instituição mais tempo de terapia com os animais.

Cinco cães foram, entretanto, "contratados para ajudar ao bem-estar dos alunos” a cada um dos assistentes-caninos foi entregue um cartão personalizado de funcionário da Universidade de Middlesex.

A terapia com cães já é recorrente no Reino Unido como no resto do mundo, mas esta será a primeira vez que uma instituição de ensino superior oficializa a colaboração de caninos

"Literalmente, conseguimos ver a redução dos níveis de stress" a explicou a chefe do departamento de terapêuticas clínicas da Universidade.

Fiona Suthers garante que os cães foram sujeitos a rigorosos critérios de avaliação, testes de temperamento e comportamento para integrarem o projeto, mas os resultados são tão satisfatórios que já conquistaram o corpo docente.

"É incrível e estamos ansiosos por continuar e expandir a ideia. É difícil descrever o impacto de ter um cão sentado no canto de uma sala. Quando introduzimos o projeto, acho que nenhum de nós pensou que teria tanto sucesso" explicou a chefe do departamento de terapêuticas clínicas da Universidade.

Ainda no mês passado o vice-chanceler da Universidade de Buckingham manifestou publicamente o apoio à terapia com cães, como forma de reduzir o stress nas escolas e universidades britânicas.

“A melhor e a forma mais rápida forma de melhorar a saúde mental nas nossas escolas e torná-las mais seguras para as crianças é ter pelo menos um cão em cada escola do país", afirmou Sir Anthony, o vice-chanceler da Universidade de Buckingham

O Governo britânico já veio apoiar a medida. O secretário de Educação afirmou recentemente que o o recursos a cães nas escolas parece estar a aumentar porque "os animais de estimação podem realmente ajudar".

  • Os Tratadores

    Grande Reportagem SIC

    Surya trabalha num hospital psiquiátrico do Porto como cão de terapia. MoMo trabalha numa escola de Silves como cão ouvinte. São animais treinados para ajudar a tratar. Mais de 10 mil anos de domesticação levaram o Homem a explorar a relação com os animais em novas áreas: a educação e a saúde. Nos últimos anos, as Intervenções Assistidas por Animais deram passos de gigante em Portugal. A Grande Reportagem SIC mostra-lhe os resultados surpreendentes do trabalho destas equipas de terapeutas e animais. Com exemplos em áreas tão diversas como os comportamentos de risco na adolescência, as adições, a dislexia, o autismo, a esquizofrenia ou as demências.

  • Os Tratadores: animais treinados para ajudar a tratar
    1:41

    País

    As Terapias Assistidas por Animais deram passos de gigante em Portugal nos últimos anos. A Grande Reportagem SIC desta noite mostra-lhe o trabalho surpreendente de várias equipas de terapeutas e animais: cães e cavalos treinados para ajudar a tratar. Para ver no Jornal da Noite e logo depois no site da SIC Notícias em versão interativa.

  • Os populismos crescentes "não são apenas um problema europeu"
    2:01
  • “Vamos a Jogo” acompanhou Luís Filipe Vieira no dia da reconquista
    15:21
  • Visíveis - Ruca
    31:30