Mundo

Presidente da China inicia hoje visita à Russia

POOL New

Encontro será o 28º entre Xi JinPing e Putin.

Xi Jinping aterrou hoje em Moscovo onde irá discutir a relação entre a China e a Rússia e participar no 23º Fórum Económico Internacional.

Dois meses depois de Vladimir Putin ter visitado a China e ter feito um acordo de trocas de bens, os Presidentes têm um encontro previsto para discutir a crescente tensão com os Estados Unidos e também para assinar acordos nas áreas da agricultura, finanças, ciência e tecnologia e comércio eletrónico.

Em declarações à agencia noticiosa oficial Xinhua o vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Zhang Hanhui, disse: "Esta visita consolidará a base política das relações sino-russas, reafirmará o seu apoio mútuo em questões que envolvem as respetivas preocupações fundamentais e assegurará que as relações não serão afetadas por qualquer mudança na situação internacional".

A boa relação entre as duas superpotencias emergentes estende-se além dos acordos económicos e comerciais, mantêm também um acordo de cooperação militar em que garantem "a estabilidade do espaço euro-asiático".

Este será o 28º encontro entre Putin e Xi nos últimos seis anos mantendo, assim, a sua relação de "parceiros estratégicos".