Mundo

NASA vai abrir Estação Espacial Internacional a turistas

NASA NASA

Os astronautas privados vão poder passar até 30 dias no espaço.

A NASA anunciou que vai permitir que turistas visitem a Estação Espacial Internacional a partir de 2020, assim como abrir portas a possíveis negócios.

"A NASA vai abrir a Estação Espacial Internacional a oportunidades comerciais e comercializar estas oportunidades como nunca o fizemos antes", disse o diretor financeiro da NASA, Jeff DeWit.

Segundo a BBC, vai haver pelo menos duas viagens privadas por ano. Os astronautas privados terão a oportunidade de viajar até à estação e ficar lá até 30 dias. Os turistas serão transportados por uma nave espacial norte-americana.

A montagem em órbita começou em 1998 e, desde novembro de 2011, a Estação Espacial Internacional tem estado sempre ocupada por tripulantes.

As novas oportunidades comerciais anunciadas esta sexta-feira surgem na trajetória de privatização da estação. No ano passado, o Presidente Donald Trump publicou um orçamento que mostrava que o Governo iria deixar de financiar a estação até 2025.

Recentemente, a agência espacial anunciou que planeava voltar à Lua até 2024, numa viagem que levaria a primeira mulher ao satélite natural.