Mundo

Instagram tem novas funcionalidades para combater o bullying digital

Dado Ruvic/ Reuters

A apresentação foi feita num congresso sobre a segurança digital.

A rede social Instagram apresentou duas novas funcionalidades da aplicação, num congresso oficial, que têm como objetivo prevenir e reduzir situações de violência verbal na internet.

São dadas duas opções aos utilizadores: uma delas para informar e avisar o utilizador relativamente ao teor ofensivo das palavras, e a outra pretende proteger a vítima que está a sofrer de bullying.

Na primeira opção, quando alguém faz um comentário mais agressivo numa publicação, como por exemplo "és gordo e feio", a plataforma faz um aviso ao utilizador onde pergunta se "tem a certeza que quer publicar isto?". Saiba mais". Ao clicar no aviso é dada a opção de refletir sobre o conteúdo das palavras, mas no final a decisão final é sempre de quem escreve o comentário.

No que diz respeito à segunda funcionalidade, esta permite restringir os comentários mais ofensivos. Ou seja, mesmo que o comentário seja feito, a vítima pode restringi-lo, fazendo com que apenas a pessoa que o fez o consiga ver, impedindo deste modo que se torne visível a outros utilizadores.

Estas novidades foram apresentadas por Adam Mosseri, presidente executivo da plataforma digital, num congresso do Facebook que tinha como tema principal "o futuro é privado".