Mundo

Adolescente fica cego devido a alimentação à base de batatas fritas

Fabrizio Bensch

Relatório foi publicado pelo Colégio Americano de Médicos.

Um adolescente britânico de 17 anos desenvolveu uma cegueira permanente por comer apenas batatas fritas, pão branco e, ocasionalmente, uma fatia de fiambre ou uma salsicha.

Exames médicos revelaram que o jovem sofre de deficiência de várias vitaminas e está desnutrido, na sequência de manter estes hábitos alimentares durante vários anos.

“A dieta dele consistia essencialmente numa porção diária de batatas fritas (...). Também costumava lanchar batatas – Pringles – e algumas vezes fatias de pão branco (…) não comia fruta ou vegetais”, contou à BBC Denize Atan, a oftalmologista que o acompanhou no Bristol Eye Hospital.

Segundo a médica, o jovem justificava as suas escolhas alimentares com a aversão que sentia por certas texturas de comida. Assim, uma das únicas coisas que conseguia e queria comer eram batatas fritas, explicou Denize.

Apesar de não estar abaixo ou acima do peso ideal, o rapaz de 17 anos tinha uma deficiência severa da vitamina B12, assim como de outras vitaminas e minerais como cobre, selénio e vitamina D.

“Ele tem pontos cegos no meio da visão. Significa que não pode conduzir e que vai ter muitas dificuldades em ler, ver televisão ou distinguir rostos. Consegue andar sozinho porque tem visão periférica”.

O adolescente está a ser acompanhado por um nutricionista e um especialista em saúde mental, mas os danos na visão são permanentes. A oftalmologista Denize Atan alerta os pais que multivitamínicos podem suplementar a alimentação, mas não são substituem uma dieta saudável.

  • 4:21