Mundo

Sabia que os caranguejos emitem ruídos no estômago quando se sentem ameaçados?

Os investigadores andavam desconfiados e finalmente conseguiram comprová-lo.

www.thainationalparks.com

Os caranguejos fantasma, conhecidos pelo seu mau feitio, além de afastarem os predadores com as pinças, emitem sons com o estômago quando se sentem ameaçados.

A investigação foi feita pela equipa de biólogos da Scripps Institution of Oceanography.

Depois de estudarem, horas a fio, como estes animais reagem quando são ameaçados, os biólogos descobriram outra arma de defesa, além das pinças: o estômago.

“Fiquei muito impressionada", disse a bióloga marinha Maya DeVries ao site CBC Radio. Os caranguejos "estão a comunicar com o estômago."

Os resultados foram publicados nos Proceedings of the Royal Society B.

Todos os crustáceos têm o que é conhecido como "um moinho gástrico" no estômago que nada mais é que "um conjunto de dentes que são usados para triturar a comida" explica a bióloga.

A investigação permitiu descobrir que, com o estômago, os caranguejos "podem emitir sons que são surpreendentemente semelhantes aos que fazem com as suas pinças".

A experiência

Numa primeira etapa, os investigadores usaram lasers com sensores de vibração e perceberam que, quando os caranguejos estavam a sentir-se ameaçados, emitiam um "barulho misterioso".

O passo seguinte foi descobrir, ou melhor comprovar, que o som vinha mesmo do estômago.

Foi quando decidiram pedir ajuda aos médicos do Hillcrest Medical Center da UC San Diego e puseram em prática um plano para radiografar os caranguejos.

Enquanto os médicos usavam os equipamentos de raios-X, os biólogos manipulavam brinquedos, com controlo remoto, para imitar os predadores.

O resultado foi este.

O vídeo mostra o caranguejo a acionar o seu moinho gástrico ao mesmo tempo que se ouve o tal som "misterioso".

"É altamente provável que muitos outros animais façam o mesmo e ainda não descobrimos", disse a bióloga marinha Maya DeVries.

  • Miguel Albuquerque desafia PSD a “dizer o que quer”
    10:59
  • Candidato português aos Óscares chega esta 5.ª feira aos cinemas
    3:09