Mundo

Cinco netos do rei Carl deixam de ser membros oficiais da realeza sueca

POOL New

Apenas dois dos seus netos se mantêm como membros oficiais da realeza sueca - os filhos da princesa Victoria.

O rei da Suécia reduziu o número de membros da família que vão continuar a receber fundos dos contribuintes, uma vez que retirou o estatuto de alteza real a cinco dos seus netos, de acordo com um comunicado oficial.

As crianças vão manter os seus títulos de príncipe/princesa e duque/duquesa, mas não se espera que cumpram os seus deveres reais, disse Fredrik Wersäll, militar general do reino, em comunicado no site da corte real sueca, na segunda-feira.

Os únicos dois netos do rei Carl Gustaf que se mantêm como membros oficiais da realeza sueca são os filhos da princesa sueca Victoria - a princesa Estelle e o seu irmão mais novo, o príncipe Oscar.

Num post no Instagram, na segunda-feira, a princesa Madeleine - a filha mais nova dos três filhos do rei Gustaf - disse que a mudança foi "planeada há bastante tempo" e acrescentou que isso dá aos filhos uma "maior oportunidade de moldar as suas próprias vidas".

O seu irmão, o príncipe Carl Philip, também divulgou as notícias no Instagram e reforçou a ideia da sua irmã, dizendo que daria aos seus filhos - o príncipe Alexander e o príncipe Gabriel, - "escolhas mais livres na vida", anunciou a CNN.

O rei Carl Gustaf e a sua esposa, a rainha Silvia, têm três filhos - a princesa Victoria, o príncipe Carl Philip e a princesa Madeleine.

Em 1980, a monarquia sueca tornou-se a primeira a mudar as suas regras de sucessão, de modo que o filho primogénito do monarca é herdeiro do trono, independentemente do sexo.

Instagram