Mundo

Dinamarca usa "patins em linha" para afastar farol do mar

Hans Ravn

A operação começou esta terça-feira de manhã e pode ser vista num vídeo ao vivo.

Perante a ameaça da erosão costeira, as autoridades da Dinamarca decidiram afastar um farol do mar usando um género de "patins em linha", capazes de mover a estrutura sem a destruir ou danificar.

Com 23 metros de altura, o Farol de Rubjerg Knude está situado no topo de uma falésia, junto ao Mar do Norte, na Dinamarca.

Henning Bagger

Henning Bagger

Perante a proximidade com o mar, as autoridades decidiram usar um género de "patins em linha" em tamanho gigante para conseguir mover a estrutura cerca de 80 metros. A operação começou esta terça-feira de manhã, com recurso a um caminho de ferro, um macaco mecânico e um sistema hidráulico.

Em entrevista à CNN, o porta-voz da Câmara de Hjørring revelou que o farol está a avançar cerca de 12 metros por hora - mais do que os 8 metros estimados pelos especialistas. Mette Ring disse ainda que a operação está a "correr de acordo com o plano" e que "a esta velocidade, será terminada antes do previsto (17:00 locais)".

Henning Bagger

Henning Bagger

O farol foi construído em 1899 e, na altura, estava a mais de 200 metros da costa. Agora, perante a ameaça da erosão costeira, a estrutura teve de ser relocada.

As autoridades locais acreditam que pelo menos 25 mil pessoas vão estar no local para assistir à operação. No entanto, para os mais curiosos que não estão na Dinamarca, é possível ver a deslocação em direto aqui.

Hans Ravn