Mundo

Mão com aliança de turista escocês encontrada dentro de tubarão

Enrique Calvo

Homem estava desaparecido desde sábado.

A mão de um turista escocês desaparecido desde sábado foi encontrada dentro do estômago de um tubarão-tigre na ilha La Reunion , perto de Madagáscar, no Oceano Índico.

Um morador local contou à BBC que o homem, de 44 anos, tinha deixado a esposa apenas "por alguns minutos" para ir nadar. Quando a mulher se apercebeu da ausência demorada do marido, chamou as autoridades locais, que empenharam vários meios nas operações de busca.

"A esposa estava realmente assustada com o que aconteceu. Helicópteros, aviões, nadadores e barcos foram tentar encontrar o homem, mas não conseguiram.", disse o morador.

Na quarta-feira de manhã, uma equipa de pesquisa, que tinha capturado quatro tubarões, encontrou a mão de um homem no estômago do animal. Posteriormente, a identidade do escocês foi confirmada pela esposa, que reconheceu o anel de casamento.

Não se sabe, para já, se o homem se terá afogado primeiro ou se foi o ataque do tubarão que provocou a morte.

Só este ano, na ilha La Reunion, duas pessoas morreram por ataques destes animais e, desde 2013, os banhos estão proibidos na zona.

"É algo que não encondemos de ninguém. Em todos os lugares da ilha onde não se pode nadar - onde não há recife natural - há placas na praia a avisar as pessoas. Mesmo assim, há barcos que percorrem a áera oeste da ilha, onde estão todas as praias, para protegê-las e para ver se alguém se arrisca", conta o morador.