Mundo

OMS revela quatro países em que vacina do pólio gera mais doentes que o vírus

Eloisa Lopez

O vírus vivo na vacina oral pode sofrer uma mutação capaz de gerar novos surtos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que em quatro países africanos há mais casos novos de pólio causados pela vacina oral do que pelo vírus.

Num relatório na semana passada, a OMS e os seus parceiros notaram que nove dos novos casos de poliomielite causados pela vacina estão localizados na Nigéria, na República Democrática do Congo, na República Central-Africana e em Angola, e outros sete países africanos sofrem de epidemias semelhantes.

Em casos raros, o vírus vivo na vacina oral pode sofrer uma mutação capaz de gerar novos surtos.

Os doadores ofereceram, na semana passada, 2,6 mil milhões de dólares (2.4 milhões de euros) para um programa de erradicação da pólio, mas nos últimos anos, problemas com a vacina têm dificultado os avanços no programa e vários prazos não foram cumpridos.

Lusa

  • Quem és tu, César?

    Extremos

    Quando a investigação da SIC percebeu que a vida publicada de César do Paço poderia ser fruto da imaginação do protagonista, fizemos alguns esforços para conhecer a verdadeira face do empresário. O essencial dessas descobertas será revelado na Grande Reportagem "Cifrões e outros demónios, 2ª edição", último episódio da série "A Grande Ilusão", mas o detalhe dos dois doutoramentos revelamo-lo já aqui.

    Pedro Coelho

  • 0:23