Mundo

Raro rinoceronte branco nasceu num jardim zoológico da Bélgica

Um segundo bebé rinoceronte branco vai nascer ainda este ano.

Um rinoceronte branco nasceu no Jardim Zoológico belga de Pairi Daiza, anunciou hoje a instituição, que participa num programa de preservação desta espécie ameaçada.

"Um macho adorável nasceu no dia 25 de novembro", anunciou hoje o Jardim Zoológico, acrescentando que "Madiba, a mãe e o bebé estão bem."

Na nota, a instituição adianta que há outra rinoceronte (Elie) grávida, estando o nascimento previsto para o final deste ano. Elie já teve um bebé, Sethemba, em 2016, que foi transferido para um zoológico em Málaga (Espanha) como parte do Programa Europeu de Criação em Cativeiro.

De acordo com o Jardim Zoológico, o rinoceronte branco do sul escapou da extinção completa no século XX.

"Estes animais são frequentemente vítimas de caça furtiva", lamenta o parque animal.

Outra subespécie, o rinoceronte branco do norte está prestes a ficar extinto. Existem apenas duas fêmeas na Terra. O último macho morreu no ano passado.

  • Bebé rinoceronte nasceu em França

    Mundo

    O jardim zoológico de Amnéville, no leste da França, viu nascer no início do mês um bebé de rinoceronte-branco do sul, uma espécie protegida e em vias de extinção.

  • Restam apenas duas fêmeas de rinoceronte-branco-do-norte no mundo
    1:30

    Mundo

    O último macho de rinoceronte-branco-do-norte morreu aos 45 anos. Vivia numa reserva do Quénia, mas estava cada vez mais doente e foi abatido. Restam agora duas fêmeas da espécie em todo o mundo. A única esperança para que a espécie não desapareça é a fertilização artificial, que custa cerca de oito milhões de euros.

  • Morreu o último rinoceronte-branco-do-norte macho

    Mundo

    O último rinoceronte-branco-do-norte macho morreu no Quénia, aos 45 anos, devido a "complicações relacionadas com a idade", anunciaram hoje investigadores. Em comunicado, a organização de proteção da vida animal OI Pejeta Conservacy informou que o rinoceronte foi sujeito a eutanásia na segunda-feira, depois de o seu estado ter "piorado significativamente" e ele já não conseguir ficar de pé.