Mundo

Sarajevo cancela eventos públicos de rua devido a níveis elevados de poluição

Eldar Emric

Os moradores de Sarajevo estão expostos a umas das maiores concentrações de poluição do ar na Europa.

As autoridades da capital da Bósnia cancelaram todos os eventos públicos ao ar livre devido aos níveis "perigosos" de poluição atingidos nos últimos dias.

Segundo a agência Associated Press, as autoridades de Sarajevo proibiram ainda a circulação de veículos pesados nas estradas da capital e aconselharam a população a permanecer em casa.

As medidas foram decretadas pelo governo regional de Sarajevo, que regista hoje o terceiro dia consecutivo em que os valores de partículas poluentes PM10 no ar ultrapassaram duas vezes o limite permitido pela União Europeia.

Sarajevo sofre frequentemente com elevadas concentrações de poluentes atmosféricos, sobretudo na última década, devido à proliferação de edifícios altos que bloqueiam o fluxo de ar, à utilização de veículos envelhecidos e ao aumento do uso de carvão para aquecimento.

De acordo com um relatório do Programa das Nações Unidos para Ambiente, os moradores de Sarajevo estão expostos a umas das maiores concentrações de poluição do ar na Europa.

Lusa

  • Bancos angolanos investigados pelo Banco de Portugal
    1:53