Mundo

Pelo menos um morto e 60 feridos em ataque perto de base dos EUA no Afeganistão

Mohammad Ismail/ Reuters

O ataque, que ainda não foi reivindicado, ocorreu pouco depois de os talibãs e os norte-americanos terem retomado as negociações de paz, no último sábado, em Doha, no Qatar.

Uma pessoa morreu hoje e 60 ficaram feridas após a explosão de pelo menos um carro armadilhado perto de Bagram, a maior base militar dos Estados Unidos no Afeganistão.

"A explosão foi muito forte. Destruiu e danificou várias casas nas aldeias vizinhas. Cerca de 60 civis, incluindo mulheres e crianças, ficaram feridos e foram transportados para diferentes hospitais. Uma mulher morreu", disse à agência Efe o governador do distrito de Bagram, Shukoor Qudusi.


O responsável precisou que "depois da primeira grande explosão, houve mais duas, relativamente pequenas" e acrescentou que "um dos veículos dos atacantes foi intercetado pelas forças de segurança".


O ataque à base de Bagram, na província de Parwan, a menos de 100 quilómetros a norte de Cabul, teve início por volta das 06:00 (1:30 em Lisboa) e, por enquanto, as forças de segurança ainda estão a tentar limpar a área.


A missão da NATO no Afeganistão também confirmou à Efe que não houve baixas entre as suas tropas no "ataque ao aeródromo de Bagram esta manhã, visando uma instalação médica em construção para a população local".

"O ataque foi rapidamente contido e pelas Forças de Defesa e Segurança Afegãs (ANDSF) e aliados da coligação, mas a futura instalação médica ficou muito danificada", explicou um porta-voz da missão da NATO, que pediu para não ser identificado.

  • Sporting perde no prolongamento e é eliminado da Liga Europa

    Liga Europa 2019/2020

    "Leões" perderam por 4-1 no terreno do Basaksehir.

    Em atualização

    SIC Notícias

  • FC Porto cai no Dragão e está fora da Liga Europa

    Liga Europa 2019/2020

    "Azuis e brancos" voltaram a perder com o Bayer Leverkusen, desta vez por 3-1.

    Em atualização

    SIC Notícias