Mundo

Descoberto animal que não precisa de oxigénio para sobreviver

Stephen Douglas Atkinson

Ainda é desconhecida a forma como o organismo produz energia.

Investigadores descobriram um novo organismo vivo que não precisa de oxigénio para sobreviver.

O pequeno parasita, cujo nome científico é Henneguya salminicola, vive nos músculos do salmão e é composto por menos de 10 células. No processo de evolução, o parasita perdeu o ADN mitocondrial, que contém os genes responsáveis pela respiração.

O artigo foi divulgado esta semana na publicação científica PNAS e explica ainda que os cientistas não sabem como é que gera energia, especulando que absorva moléculas do seu hospedeiro.

Stephen Atkinson, investigador sénior na Universidade do Oregon e coautor do artigo, acredita que esta não é a única espécie a não necessitar de oxigénio para sobreviver.

“Quando pensamos em animais, imaginamos criaturas multicelulares que precisam de oxigénio para sobreviver, ao contrário de organismos unicelulares como protistas e bactérias. No nosso trabalho mostramos que existe pelo menos um animal multicelular que não tem as ferramentas genéticas para usar oxigénio”, explicou à CNN.

  • Terceiro período do ensino básico à distância. Exames do secundário adiados

    Coronavírus

    O terceiro período do ano letivo no ensino básico arranca no próximo dia 14, mas sem atividades letivas presenciais e com apoio de transmissões televisivas. Os exames nacionais do 11.º e 12.º anos foram adiados e o ano letivo pode estender-se até 26 de junho. Portugal regista 409 mortes e 13.956 infetados pelo novo coronavírus. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia da Covid-19.

    Direto

    SIC Notícias